Crianças de creche municipal de Fortaleza aparecem com lesões na pele e aulas são suspensas
Aulas devem retornar na próxima segunda-feira (2), após dedetização e higienização completa da unidade de ensino
Alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, em Fortaleza, voltaram para casa com lesões desconhecidas na pele. A infecção atingiu mãos e braços de crianças de 0 a 3 anos. Preocupados, os pais acionaram as professoras da unidades e as aulas foram suspensas nesta sexta-feira (30).
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que a previsão para o retorno das aulas é na próxima segunda-feira (2), "caso haja condições sanitárias adequadas".
O Distrito de Educação foi acionado e iniciou encaminhamentos nesta semana, com agentes de endemias na creche. "Após avaliação no local, orientaram a realização de nova dedetização, que foi prontamente executada", disse a pasta.
Ainda conforme a SME, uma higienização completa de todos os espaços do Centro será feita, "como medida protetiva adicional".
"A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, recomendou estudos domiciliares para seus alunos nesta quarta (28) e quinta-feira (29)".
Veja também
Pais e professores preocupados
De acordo com a presidente do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação do Município de Fortaleza (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, denúncias chegaram até ela, com preocupação de professores e pais das crianças. Segundo ela, há alunos que estão com problemas de pele "desde o início do ano letivo".
Para Ana, é necessário suspender mais dias de aula para que se descubra o diagnóstico. "[...] Saber que dermatite é essa, dessa erupção na pele das crianças, porque poderia ser de inseto, virose ou doença mão-pé-boca, que é altamente contagiosa. Uma CEI que tem 300 crianças...", destaca.
Leia a nota da SME na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Beda Pereira de Holanda, no bairro São Bento, recomendou estudos domiciliares para seus alunos nesta quarta (28) e quinta-feira (29).
A SME reforça que, assim que os primeiros casos de infecção chegaram ao conhecimento da equipe gestora, o Distrito de Educação foi acionado e iniciou os devidos encaminhamentos. Agentes de endemias estiveram na unidade e, após avaliação no local, orientaram a realização de nova dedetização, que foi prontamente executada.
Como medida preventiva adicional, será feita uma higienização completa de todos os espaços da unidade. As aulas estão suspensas nesta sexta-feira (30/5), com retorno previsto para segunda-feira (2/6), desde que haja condições sanitárias adequadas.
As causas das infecções são investigadas, e a SME monitora a situação para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e comunidade escolar.