Cobra mais venenosa do Brasil é encontrada no interior de casa em Itaitinga
Coral-verdadeira de 40 cm foi resgatada pelos bombeiros
Uma cobra da espécie mais venenosa do Brasil, a coral-verdadeira, foi encontrada dentro de uma casa em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na noite dessa quinta-feira (17).
A serpente de cerca de 40 cm foi encontrada por moradores de uma casa do bairro Barrocão. Segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores não seguiram a recomendação e capturaram o animal por conta própria. Eles colocaram a cobra em um balde e acionaram os bombeiros por volta de 19h.
A equipe dos bombeiros resgatou o animal e colocou em um vasilhame propício para sua toxicidade. Os oficiais usaram os equipamentos de proteção individual e de resgate de ofídios recomendados.
“O procedimento preventivo não foi adequado, pois devemos sempre manter distância de animais silvestres. Principalmente quando há crianças e animais domésticos na residência”, ressaltou o subtenente Evaldo Luis Tomás de Oliveira.
A cobra coral-verdadeira foi devolvida ao habitat natural, em uma área de proteção ambiental. Os bombeiros seguiram orientação do Núcleo Regional de Ofiologia (Nurof), que aponta que uma zona de proteção próxima à água, longe de residências, é a mais adequada.
Veja também
Espécie venenosa
A cobra coral-verdadeira é considerada uma das serpentes mais venenosas do território brasileiro, segundo o Instituto Butantan. Ela tem corpo fino e longo, coberto de listras coloridas vermelhas, pretas e brancas.
O veneno de alta toxicidade afeta diretamente o sistema nervoso, provocando paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma.
A espécie tem comportamento tímido e vive geralmente escondida a vegetação, atacando raramente. Devido à toxicidade da serpente, existem diversas falsas corais na natureza - cobras não perigosas, com aspecto físico semelhante ao da coral verdadeira.
Caso encontrar uma possível coral, a orientação é se afastar do local rapidamente e acionar o Corpo de Bombeiros - pelo número 193.
Em caso de ataque, é necessário procurar imediatamente assistência médica. A unidade especializada referência no Ceará é o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto Doutor José Frota (IJF – Centro).