Artesãos que viviam em situação de rua se casam na Praça do Ferreira; veja fotos

Casal compartilhou sonho com voluntários que organizaram o matrimônio após cerca de uma década de parceria contra a vulnerabilidade social

Escrito por Redação ,
Casamento na Praça do Ferreira
Legenda: Casamento realizado na Praça do Ferreira teve a participação de moradores em situação de rua amigos do casal de artesãos
Foto: Lucas Falconery

Os artesãos Francisco Carlos Ferreira, de 40 anos, e Janete Silva de Jesus, de 35 anos, casaram nesta quinta-feira (30) na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. O casal se uniu em meio às vulnerabilidades das ruas da Capital e resiste por meio do artesanato.

A festa foi organizada por grupos de voluntários na mobilização para ajudar pessoas em situação de rua. Um padre e freiras celebraram a união de Carlos e Janete, um sonho antigo que começou a se tornar realidade no último mês por meio de doações. O item principal da festa, no entanto, ficou à cargo do casal: o artesanato.

Noiva
Legenda: Vestida de noiva, Janete Silva de Jesus realizou o sonho do matrimônio
Foto: Lucas Falconery/SVM

"A Janete é tudo na minha vida. Com ela, eu quis outra vida, quis mudar e vencer. É o meu amor e o presente de Deus para mim", resume Francisco Carlos, que recebeu terno e gravata para a cerimônia.

Do outro lado da Praça, a noiva se preparava para realizar o sonho de adolescência. "Eu vivia em situação de rua, quando a gente se conheceu, e Deus honrou a gente com o dom do artesanato da palha e o aluguel social. Hoje Ele também está nos privilegiando com esse dia que eu estava ansiosíssima", resume.

festa com bolo
Legenda: Evento contou até com bolo de casamento
Foto: Lucas Falconery

Os amigos formados na praça intensificaram os trabalhos nas últimas duas semanas, como o engenheiro civil Carlos Eduardo Renzi, de 31 anos, membro do grupo Amigos da Rua Fortaleza.

"Tem vários grupos que ajudaram a organizar, porque o Carlos e a Janete são figuras icônicas da Praça. Eles ajudam muito com as filas, conhecem todo mundo. 

Para a celebração, os organizadores preparam vestido, terno, bolo e uma mesa especial para comemorar a união do casal conhecido por quem está na Praça do Ferreira.

Um grupo católico formado por freiras e um padre ficou à frente de firmar o amor do casal. Pessoas em situação de rua, conhecidos do casal, se juntaram na ocasião.

Veja mais fotos da cerimônia:

Casamento
Legenda: Casamento foi realizado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, em uma festa organizada por voluntários
Foto: Lucas Falconery/ SVM

Casamento na Praça do Ferreira
Legenda: Casamento na Praça do Ferreira, em Fortaleza
Foto: Lucas Falconery

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.