Após intercâmbio na Inglaterra, jovens da rede pública de Fortaleza celebram retorno: 'Foi incrível'

Estudantes do programa ‘Geração Bilíngue’ realizaram um curso de inglês na New College Group (NCG)

Escrito por Marcos Moreira , marcos.moreira@svm.com.br
Estudantes do programa ‘Geração Bilíngue’ passaram cerca de 30 dias na Inglaterra
Legenda: Estudantes do programa ‘Geração Bilíngue’ passaram cerca de 30 dias na Inglaterra
Foto: Divulgação

Foram quase 30 dias de intercâmbio em Manchester, na Inglaterra, com múltiplos aprendizados e uma experiência para a vida toda. Esse é o sentimento de um grupo de 23 jovens oriundos da rede pública de ensino, que retornou a Fortaleza neste domingo (7).

Os estudantes têm entre 14 e 15 anos e fazem parte do Geração Bilíngue, programa de intercâmbio da Prefeitura de Fortaleza.

Por meio da iniciativa, eles receberam passagens aéreas de ida e volta, hospedagem, alimentação, seguro de vida, seguro saúde e auxílio financeiro. Os intercambistas embarcaram para a viagem em 9 de junho

Veja também

Os alunos realizaram um curso de inglês na New College Group (NCG), escola de idiomas que recebe pessoas do mundo todo.

Como parte da experiência, eles ficaram hospedados em casas de famílias nativas e, diariamente, tiveram passeios culturais programados, como visitar museus e bibliotecas.

A ideia foi expandir a rotina para além das aulas e proporcionar uma imersão local.

Minha experiência foi incrível, do início ao fim. Foi muito divertido, os passeios, os aprendizados. A gente superou vários medos. Um dos meus medos era andar de ônibus sozinha aí a gente vai conseguindo combater esses medos, aprendemos cada vez mais com as aulas, interagir com as pessoas foi incrível, igual a um filme. Então, é uma experiência que eu recomendo para todo mundo”.
Sarah Stefanny, de 15 anos
Aluna do Geração Bilíngue

Mãe da Stefanny, Dhessyca Almeida comentou que ficou apreensiva com a viagem da filha no primeiro momento, mas logo mudou de ideia pelo desejo de vê-la realizar um sonho.

“Uma oportunidade para ela de crescimento, tanto no currículo como na vida pessoal. Foi uma experiência incrível e desejo que a cada dia mais ela cresça e só coisas boas, eu desejo para minha filha é isso, ela sempre entrou em contato com a gente falando que teve experiências incríveis”, salientou.

Famílias aguardavam retorno dos alunos do programa ‘Geração Bilíngue’ no Aeroporto de Fortaleza
Legenda: Famílias aguardavam retorno dos alunos do programa ‘Geração Bilíngue’ no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Divulgação

No aguardo da filha Ana Caroline Alves Holanda, de 15 anos, Ana Wanderlênia Alves Narciso manifestou um misto de sentimentos com o intercâmbio, uma oportunidade que ela já avalia como marcante. O reencontro foi carregado de emoção. 

“Estou muito orgulhosa da minha filha, não só eu, mas toda a minha família, por ela com 15 anos estar participando de uma coisa que eu acho que eu nunca ia poder proporcionar para ela. Não tem como a gente descrever, uma ‘criança’ estar em outro país estudando outra língua, uma coisa que vai para o currículo dela para o resto da vida”, evidenciou Wanderlênia. 

OPORTUNIDADE E CAPACITAÇÃO

Hugo Holanda, coordenador do Fortaleza Bilíngue, destaca que esse tipo de experiência pode mudar vidas.

“Eles voltam para cá com uma bagagem cultural muito grande, com essa imersão cultural de experiência mundo afora vivenciada na prática. A gente sabe que isso facilita muito o aprendizado do segundo idioma. Isso vai impactar diretamente tanto profissionalmente como pessoalmente.”

Os jovens que integraram a Geração Bilíngue participaram da Feira Tech, competição que reuniu mais de 100 alunos de 12 escolas, no ano passado. 

No evento, os estudantes foram desafiados a criar um jogo com foco em sustentabilidade e os melhores projetos foram premiados durante o JD Digital Festival 2023.

Todos passaram pelo projeto JD 9º ano, recebendo aulas de lógica de programação, pensamento computacional e ferramentas digitais.

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados