Água invade abrigo, em Caucaia, e provoca morte de animais; instituição pede doações
Local foi atingindo três vezes pelas águas entre março e esta segunda-feira (7)

O abrigo Anjo de Quatro Patas, localizado no bairro Nova Metrópole, em Caucaia, ficou inundado após forte chuva ocorrida na segunda-feira (7). Ao todo, seis cachorros morreram na inundação.
Isa Lima, responsável pelo espaço, diz estar preocupada com as próximas chuvas. "O abrigo já existe há mais de 10 anos. E hoje nós temos em torno de 200 animais, entre cães e gatos. A maioria dos nossos animais são idosos, cegos e deficientes. Só resgato animais assim, em situação muito vulnerável, de risco. Aqueles que não têm chance na sociedade de serem adotados".
Veja situação de animais:
De março até ontem, foram três momentos de alagamento no abrigo. Isa conta que já recorreu à Prefeitura de Caucaia, mas ainda não teve respostas sobre o pedido de um terreno que não seja atingido pela água em dias de muita chuva.
"Até o momento, a Prefeitura não se manifestou. Já falei com algumas pessoas representantes da Prefeitura e pedi a eles um terreno, uma doação de um espaço para esses animais, porque é assunto de saúde pública", destacou Isa.
Veja também
O que diz a prefeitura?
Em contato com a prefeitura de Caucaia, o município lamentou a inundação no abrigo Anjos de Quatro Patas e informou "que hoje ainda será realizada uma visita ao local, com a participação de um grupo de secretários que integram o comitê emergencial para enfrentamento dos efeitos das chuvas intensas".
O objetivo da visita "é avaliar medidas a serem tomadas para contribuir com a proteção animal. O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (Imac) disponibilizará um veterinário para atender os animais que estão hoje no abrigo e fará a doação de vermífugos e medicamentos".
Ainda conforme o comunicado, o prefeito Naumi Amorim autorizou a realização de um estudo técnico para avaliar a disponibilidade de terrenos que possam abrigar a instituição.
Abrigo conta com doações
Atualmente, o abrigo paga custos de alimentação e medicamentos com ajuda de campanhas feitas em redes sociais.
"Quem mantém hoje o abrigo é o Instagram. São os voluntários, as pessoas que me conhecem, que conhecem a causa. Eles vêm aqui e doam ração, doam produtos de limpeza, doam alimentação, mas aqui nunca tivemos ajuda do poder público", destacou a responsável pelo abrigo.
O local está recebendo doações por meio do Pix: chave 41800276000131 (CNPJ de identificação da "Associação Anjos de Quatro Patas").