Velório de Ziraldo será neste domingo (7), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Criador de "O Menino Maluquinho" morreu neste sábado (6), aos 91 anos

Escrito por Redação ,
Ziraldo
Legenda: Ziraldo morreu em casa nesta sábado (6)
Foto: Shutterstock

O velório do jornalista, cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, conhecido apenas como Ziraldo, ocorrerá às 10h no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no domingo (7). O sepultamento ocorre às 16h30, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, também na Zona Sul.

Anteriormente, a família havia optado que o serviço fúnebre ocorresse na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro, a partir das 10h. 

Ziraldo morreu neste sábado (6), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. O desenhista faleceu em casa, enquanto dormia.

Criador de personagens famosos, como Menino Maluquinho e a Turma do Pererê, é autor de clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira. 

Ziraldo também era chargista e bacharel em Direito, tendo sido um dos grandes combatentes da Ditadura Militar, ao fundar o jornal "O Pasquim", em 1964. 

Impacto de "O Menino Maluquinho"

O Menino Maluquinho virou filme em 1995, com Samuel Costa, como protagonista. Teve direção de Helvécio Ratton e a canção-tema composta e interpretada por Milton Nascimento.

Já em 1997, a obra voltou as telonas com uma parte dois, novamente com Costa como protagonista. O filme foi  direção de Fernando Meirelles e também contou Stenio Garcia no elenco.

Ambos foram produzidos por Tarcísio Vidigal.

Em 2006 teve a estreia na TV, com produção de  Cao Hamburger e Anna Muylaert com roteiros de Anna Muylaert. A direção foi de Cesar Rodrigues. Foi exibida na TV Cultura e Disney Channel, e teve apenas uma temporada, com 26 episódios. 

Em 12 de outubro de 2022, estreou a primeira série em desenho animado da obra de Ziraldo, na Netflix.