Teatro da Praia encerrará atividades no imóvel da rua José Avelino

Contrato não deve ser renovado pelos proprietários do prédio na Praia de Iracema

Escrito por Roberta Souza , roberta.souza@svm.com.br
Fachada do teatro pintada pelo Selo Coletivo @brunabeserra e @cecishiki em parceria com o @institutoiracema
Legenda: Fachada do teatro recém-pintada pelo Selo Coletivo @brunabeserra e @cecishiki em parceria com o @institutoiracema
Foto: Reprodução/Instagram @carricosta

Quatro meses após o telhado do Teatro da Praia ruir, o diretor Carri Costa anuncia que o equipamento cultural deixará de funcionar no imóvel que ocupou por quase 30 anos na Praia de Iracema. A decisão está vinculada ao possível encerramento do contrato, no próximo dia 31 de dezembro, com os proprietários do galpão. Desde fevereiro de 2020, os donos já vinham demonstrando a intenção de venda do espaço localizado na rua José Avelino, 662.

Em vídeo publicado na noite de segunda-feira (27), Carri agradeceu a todos que colaboraram com a vaquinha virtual que visa a reconstrução do telhado e da cobertura, palco, estrutura elétrica e hidráulica afetadas.  Ele pediu a compreensão para redirecionar o valor arrecadado até agora (cerca de R$36 mil, incluindo doações de Pix) para um novo local, ainda a ser alugado.

“Nesses meses, a gente brigou muito com os proprietários. Como foi  estrutural esse problema, a família teria que ajudar a reconstruir, mas nosso contrato não será renovado, e a gente reconstruir o Teatro da Praia para voltar o imóvel para eles não é justo”, explica. 
Carri Costa
Diretor do Teatro da Praia

Carri disse ainda que participou de várias reuniões no último mês, inclusive com a presença de advogados, mas, sem sucesso nas negociações, teve de ceder a essa medida.

“Infelizmente, a gente vai abrir mão de permanecer nesse local. A gente resistiu o que deu, brigou o que deu, mas se não dá pra ficar lá, vamos pra outro canto, vamos reconstruir em outro canto”, sinaliza o diretor teatral.
Carri Costa
Ainda sem novo endereço, Carri projeta alugar o novo espaço na Praia de Iracema. “Não sei onde, mas vou saber. Assim que eu descobrir o local, vou passar para vocês. Isso é uma coisa ruim? A gente joga pra cima. Os deuses do teatro sabem o que fazem”, confia.

carri costa
Legenda: Carri Costa administra o Teatro da Praia há 28 anos na Praia de Iracema
Foto: Fabiane de Paula

Parceria com as secretarias de Cultura

No mesmo vídeo, Carri adiantou que teria uma reunião com o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira. Em pauta, a continuidade do equipamento que ele defende pertencer à Capital.

“O Teatro da Praia é para a cidade. Não é o teatro do Carri, é da cidade, sempre ali abertinho, com tudo que a gente puder fazer, com todo afeto e amor que ele representa, essa emoção que faz com que ele seja tão teimoso, resistente, forte”, afirma.
Carri Costa
Diretor do Teatro da Praia

Além disso, o diretor compartilhou que o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, intermediou um contato com o Governador do Estado, Camilo Santana.

“Ele  me disse que o governador assinou uma ajuda ao Teatro da Praia, um recurso do Estado que vai entrar para o Teatro, destinado à reconstruí-lo. Vai passar na Assembleia para ser votado, mas vamos prestar conta de tudo”, assegura Carri, confiante na gestão.

Ao Diário do Nordeste, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) informou que o projeto para revitalização do Teatro da Praia assinado por Camilo Santana é no valor de R$ 250 mil. Mas reforçou que a Lei autorizativa para a Secult repassar o recurso precisa ainda ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

Veja também

Para ajudar com as despesas, em outubro, Carri deve anunciar uma temporada da peça Tita & Nic, no Teatro São José, além de permanecer com a vaquinha virtual e com a realização de leilões de obras doadas por artistas plásticos. Agora todos os esforços serão pela reconstrução do zero do equipamento cultural.

Serviço

As doações para o Teatro da Praia podem ser feitas no Pix CNPJ 05.461.443/0001-01 ou por meio da vakinha virtual.

Assuntos Relacionados