Teatro da Praia encerrará atividades no imóvel da rua José Avelino

Contrato não deve ser renovado pelos proprietários do prédio na Praia de Iracema

Fachada do teatro pintada pelo Selo Coletivo @brunabeserra e @cecishiki em parceria com o @institutoiracema
Legenda: Fachada do teatro recém-pintada pelo Selo Coletivo @brunabeserra e @cecishiki em parceria com o @institutoiracema
Foto: Reprodução/Instagram @carricosta

Quatro meses após o telhado do Teatro da Praia ruir, o diretor Carri Costa anuncia que o equipamento cultural deixará de funcionar no imóvel que ocupou por quase 30 anos na Praia de Iracema. A decisão está vinculada ao possível encerramento do contrato, no próximo dia 31 de dezembro, com os proprietários do galpão. Desde fevereiro de 2020, os donos já vinham demonstrando a intenção de venda do espaço localizado na rua José Avelino, 662.

Em vídeo publicado na noite de segunda-feira (27), Carri agradeceu a todos que colaboraram com a vaquinha virtual que visa a reconstrução do telhado e da cobertura, palco, estrutura elétrica e hidráulica afetadas.  Ele pediu a compreensão para redirecionar o valor arrecadado até agora (cerca de R$36 mil, incluindo doações de Pix) para um novo local, ainda a ser alugado.

“Nesses meses, a gente brigou muito com os proprietários. Como foi  estrutural esse problema, a família teria que ajudar a reconstruir, mas nosso contrato não será renovado, e a gente reconstruir o Teatro da Praia para voltar o imóvel para eles não é justo”, explica. 
Carri Costa
Diretor do Teatro da Praia

Carri disse ainda que participou de várias reuniões no último mês, inclusive com a presença de advogados, mas, sem sucesso nas negociações, teve de ceder a essa medida.

“Infelizmente, a gente vai abrir mão de permanecer nesse local. A gente resistiu o que deu, brigou o que deu, mas se não dá pra ficar lá, vamos pra outro canto, vamos reconstruir em outro canto”, sinaliza o diretor teatral.
Carri Costa
Ainda sem novo endereço, Carri projeta alugar o novo espaço na Praia de Iracema. “Não sei onde, mas vou saber. Assim que eu descobrir o local, vou passar para vocês. Isso é uma coisa ruim? A gente joga pra cima. Os deuses do teatro sabem o que fazem”, confia.

carri costa
Legenda: Carri Costa administra o Teatro da Praia há 28 anos na Praia de Iracema
Foto: Fabiane de Paula

Parceria com as secretarias de Cultura

No mesmo vídeo, Carri adiantou que teria uma reunião com o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira. Em pauta, a continuidade do equipamento que ele defende pertencer à Capital.

“O Teatro da Praia é para a cidade. Não é o teatro do Carri, é da cidade, sempre ali abertinho, com tudo que a gente puder fazer, com todo afeto e amor que ele representa, essa emoção que faz com que ele seja tão teimoso, resistente, forte”, afirma.
Carri Costa
Diretor do Teatro da Praia

Além disso, o diretor compartilhou que o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, intermediou um contato com o Governador do Estado, Camilo Santana.

“Ele  me disse que o governador assinou uma ajuda ao Teatro da Praia, um recurso do Estado que vai entrar para o Teatro, destinado à reconstruí-lo. Vai passar na Assembleia para ser votado, mas vamos prestar conta de tudo”, assegura Carri, confiante na gestão.

Ao Diário do Nordeste, a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) informou que o projeto para revitalização do Teatro da Praia assinado por Camilo Santana é no valor de R$ 250 mil. Mas reforçou que a Lei autorizativa para a Secult repassar o recurso precisa ainda ser aprovada pela Assembleia Legislativa.

Para ajudar com as despesas, em outubro, Carri deve anunciar uma temporada da peça Tita & Nic, no Teatro São José, além de permanecer com a vaquinha virtual e com a realização de leilões de obras doadas por artistas plásticos. Agora todos os esforços serão pela reconstrução do zero do equipamento cultural.

Serviço

As doações para o Teatro da Praia podem ser feitas no Pix CNPJ 05.461.443/0001-01 ou por meio da vakinha virtual.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?

Assuntos Relacionados