Parque virtual em Fortaleza faz jogador 'entrar' em game com uso de tecnologia

Entre as experiências, usuário pode enfrentar medo de altura ou mesmo fugir de zumbis

Escrito por João Lima Neto , joao.neto@diariodonordeste.com.br
Legenda: Óculos de realidade virtual possibilitam ações quase reais
Foto: FOTO: HELENE SANTOS

Quem, quando criança, nunca pensou em entrar dentro de um jogo de vídeogame? Uma experiência em Fortaleza transporta os sentidos do corpo humano para dentro do mundo virtual. Tudo é possível. Ser piloto de Fórmula 1 ou mesmo voar entre prédios feito super-herói. Esses são alguns sentimentos provocados pelo "Virtual Experience", parque montado na Praça de Eventos do Shopping RioMar Fortaleza.

Com o uso de óculos de realidade virtual (VR), o usuário do equipamento consegue realizar feitos que no mundo real não são tão fáceis. Já pensou em dirigir em uma grande corrida de carros sem ser habilitado? Os óculos transportam o usuário para o volante de um veículo. A sensação é de ser transformado em piloto. As mãos ganham luvas e a cabeça um capacete. Não precisa ser um expert na direção, pois existem diferentes modalidades de pista. Mesmo quem usa óculos de grau consegue utilizar o equipamento sem grandes dificuldades.

Entre as atrações na arena de jogos estão o Chroma-X, que integra a realidade virtual mista com a realidade aumentada, o Kat Walk VR, que possibilita ao participante andar sobre uma plataforma e explorar mapas de jogos gigantes sem sair do lugar, e o Elevador-X, uma experiência muito divertida, na qual um simulador projeta 30 andares de altura e ao se abrir a porta do elevador o jogador fica sobre uma prancha para cumprir algumas missões; entre outros.

O Virtual Experience já percorreu as cidades de São Paulo, Curitiba, Londrina e tem agenda para Pernambuco, Sergipe, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Santa Catarina neste ano.

Integração

A realidade virtual é uma tecnologia que permite interações entre pessoas e um sistema, por meio de recursos gráficos 3D, imagens projetadas em 360º e equipamentos de ponta. O objetivo é criar uma experiência única e sensação de pertencimento a um universo completamente diferente do real. André Hilgemberg, um dos organizadores do parque virtual, explica que pais e filhos conseguem se conectar não só ao universo dos games, mas também aos laços familiares.

"Em fliperamas, muitas crianças jogam sozinha. A realidade virtual permite que os pais entendam o que os filhos podem alcançar nesse mundo, seja por desenvolver metas ou estratégias. O videogame não é vilão. Muitos pais chegam aqui querendo entender o lado sadio desse mundo. Outro ponto que observamos é que 95% dos participantes do game center nunca tiveram contato com esse tipo de tecnologia", revela o organizador.

Há 10 anos no mercado de games, Hilgemberg conta que o parque virtual nasceu depois de uma viagem pela China de um dos idealizadores da empresa. "Na Ásia é forte essa tecnologia. Resolvemos então investir em VR. É o primeiro da América Latina que está rodando o Brasil e tem sido sucesso onde estamos indo. São jogos de tiros, música, carros e altura. Experiências, por exemplo, através do medo de altura".

Serviço
Virtual Experience
Período: até 28 de abril
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 10h30 às 21h
Local: Praça de Eventos, Piso L1 - RioMar Fortaleza (Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu)
Ingressos: Os valores variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o Combo de Experiências selecionado
Duração: 10 a 15 minutos
Altura: Mínimo 1,10m, máximo 2m
Mais informações: 3066-2002
Regra: os pais ou responsáveis devem permanecer no local do evento, durante a participação dos menores de 16 anos, além disso, crianças menores de 8 anos deverão ser autorizadas por meio de termo de responsabilidade, disponibilizado no ato do cadastro para participação das atividades, pelos pais ou responsáveis legais.

Assuntos Relacionados