Feira de Artesanato e Cultura reúne artesãos do Brasil e de mais 12 países no Centro de Eventos

Entre os dias 29 de março a 7 de abril, o evento conta com 300 expositores internacionais e de todos os estados brasileiros.

Escrito por Redação ,
Legenda: Mestre Espedito Seleiro, um dos expositores, será homenageado durante o evento

A obra de artesãos locais se encontra o que é produzido no Brasil e no mundo durante a primeira edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce), a partir desta sexta-feira (29). O evento, que acontece no Centro de Eventos, reúne expositores do Brasil e mais 12 países. A feira segue até o dia 7 de abril.

"Será um grande intercâmbio de artesanato e cultura. Além disso, a gente pretende fazer um resgate da cultura de raiz, valorizando o que é produzido aqui no Estado", considera a coordenadora-geral da feira, Alda Iodes.

Serão 130 estantes com 300 expositores demonstrando e comercializando o que é feito de maneira manual. "É uma feira que acontece no Ceará, mas que interliga o Estado com a produção de outros artesãos do mundo todo", continua a organizadora.

Federações de artesanato de oito estados brasileiros estão confirmadas entre os exibidores: Alagoas, Distrito Federal, Santa Catarina, Pará, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, além do próprio Ceará. Também estão no grupo artesãos da Turquia, Senegal, Colombia, Peru e França.

A programação também conta com apresentações culturais, valorizando o forró, o maracatu e o reisado. Além disso, os visitantes também terão acesso a oficinas gratuitas de técnicas de artesanato, como crochê, pachwork, renda tenerife e bordado.

Dentro da programação, o evento presta homenagem a cinco mestres da cultura do Estado, são eles Espedito Seleiro, Mestre Tarina, Mestre Raimundinha, Mestre João Pedro e Cacique Pequena.

Serviço
Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce). De 29 de março a 7 de abril, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz). Visitação: Segunda a sexta-feira, das 16h às 22h. Sábado e domingo, das 14h às 22h. Ingresso: R$10 (inteira) / R$ 5 (meia)

Programação - Oficinas
Sábado (30)
15h30 - Crochê e  sutache em bijouterias
18h - Renda Tenerife

Domingo (31)
15h30 - Pachwork
18h - Pachwork

Segunda-feira (1º)
17h30 - Feltro

Terça-feira (2)
17h30 - Oficina de Forró

Quarta-feira (5)
15h30 - Bordado livre sobre estamparia aquerelada
18h - Bordado livre em lenços

Quinta-feira (6)
15h30 - Construção de bonecas Abayomi
18h - Construção de bonecas Abayomi

Sexta-feira (7)
15h30 - Up Cicling