Annie Ernaux ganha Prêmio Nobel de Literatura de 2022
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (6); autora é presença confirmada na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano
A escritora francesa Annie Ernaux é a mais nova laureada com o Prêmio Nobel de Literatura. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6) pela Academia Sueca, sediada em Estocolmo. A instituição é a responsável pela honraria.
Conforme a casa, o prêmio foi concedido "pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal".
"Nos concentramos na literatura e não temos uma mensagem a dar ao mundo, mas, se houver uma mensagem, é que isso é literatura para todos", disse o porta-voz. O critério principal, segundo ele, é a qualidade literária.
No Brasil, Annie Ernaux é publicada pela Fósforo Editora, com os livros "O Lugar", "Os Anos", "O Acontecimento" e "A Vergonha", todos de não-ficção. A escritora é uma das atrações confirmadas na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, no mês de novembro.
Trajetória de Annie Ernaux
Conhecida pelos romances sobre classe e gênero baseados na própria experiência, Ernaux tem 82 anos e nasceu em Lillebonne (FRA). Estudou na Universidade de Rouen e foi professora do Centre National d’Enseignement par Correspondance por mais de 30 anos.
Os livros escritos por ela são considerados clássicos modernos na França. Em 2017, recebeu o prêmio Marguerite Yourcenar pelo conjunto da obra.
Ao conquistar o Nobel de Literatura, ela se une a outras dezesseis mulheres vencedoras da honraria – existente desde 1901. A primeira delas foi Selma Lagerlöf, em 1909, e a última, este ano, para Annie.
O escritor Salman Rushdie, que sofreu um ataque em agosto nos Estados Unidos, era considerado um dos favoritos ao Nobel de Literatura 2022. Outros nomes, já conhecidos dos leitores que acompanham a premiação, a exemplo do japonês Haruki Murakami e do queniano Ngugi Wa Thiong'o, também apareciam como fortes candidatos.
Além da própria Annie Ernaux, igualmente constavam nas apostas Joyce Carol Oates, Maryse Condé, Margaret Atwood, Ludmila Ulitskaia, Michel Houellebecq, Anne Carson, Thomas Pynchon e Don DeLillo.
Antes de Ernaux, o ganhador do Nobel de Literatura foi Abdulrazak Gurnah, de origem tanzaniana.
Escritoras que ganharam o prêmio Nobel de Literatura
Confira a lista completa de escritoras laureadas com o Nobel de Literatura
1909 – Selma Lagerlöf
1926 – Grazia Deledda
1928 – Sigrid Undset
1938 – Pearl Buck
1945 – Gabriela Mistral
1966 – Nelly Sachs
1991 – Nadine Gordimer
1993 – Toni Morrison
1996 – Wislawa Szymborska
2004 – Elfriede Jelinek
2007 – Doris Lessing
2009 – Herta Müller
2013 – Alice Munro
2015 – Svetlana Alexievich
2018 – Olga Tokarczuk
2020 – Louise Glück
2022 – Annie Ernaux