Conheça os vencedores do Carnaval da Domingos Olímpio de 2024

Foram premiados os maracatus Leão de Ouro e Rei de Paus, Bloco Balakubaku Folia, Cordão As Bruxas, Afoxé Omorisá Odé e a Escola de Samba Tradição da Bela Vista.

Escrito por Ana Beatriz Caldas , beatriz.caldas@svm.com.br
Maracatu Rei de Paus foi um dos vencedores dos desfiles de 2024
Legenda: Maracatu Rei de Paus foi um dos vencedores dos desfiles de 2024
Foto: Thiago Gadelha

Depois de quatro dias de desfiles na avenida Domingos Olímpio, seis agremiações carnavalescas foram reconhecidas pelos trabalhos apresentados no Carnaval de Fortaleza 2024. A cerimônia de apuração e divulgação das notas dos desfiles ocorreu nesta quinta-feira (15), no Ginásio Paulo Sarasate, e foi aberta ao público.

A categoria de maracatus obteve duas premiações, divididas pelo dia de apresentação, sábado (10) ou domingo (11). Entre as agremiações que desfilaram no primeiro dia, o maracatu Leão de Ouro conquistou na primeira posição com o enredo "Rainhas Negras de Maracatu". O grupo Rei Zumbi ficou em segundo lugar e o maracatu Obalomí, no terceiro.

Veja também

O presidente do Leão de Ouro, Babi Ferreira, atuou como carnavalesco, aderecista e compositor da loa no desfile deste ano. Responsável pelo enredo que homenageia as sete rainhas negras do maracatu cearense, ele categoriza o resultado como "fantástico" – especialmente por este ser apenas o segundo ano do Leão na avenida. No ano passado, a apresentação de estreia garantiu ao grupo o terceiro lugar no ranking de maracatus.

O enredo homenageou todas as rainhas do maracatu, que nunca tinham sido homenageadas no Carnaval de Fortaleza e contribuíram muito para a história da cultura da nossa cidade. Nosso objetivo era relembrar tudo que elas fizeram em prol da nossa cultura.
Babi Ferreira
presidente do Maracatu Leão de Ouro

A vitória se tornou ainda mais emocionante pelo fato de o desfile ter ocorrido após a madrugada de intensas chuvas que causou estragos em toda a Capital entre a sexta e o sábado de Carnaval. A chuva, no entanto, deu trégua ainda na tarde de sábado, abrindo alas para os cortejos.

"Quando cheguei na avenida, fiquei muito nervoso. Mas a gente se arrumou, neblinou um pouquinho e depois o clima colaborou. Eu me emocionei quando começou a chover e depois parou, porque eu tinha dito que Deus ia estender as mãos do céu e parar aquela chuva. E não tenho nenhuma dúvida que Ele fez isso", celebra Ferreira. 

Maracatu Leão de Ouro se apresentou no primeiro dia de desfiles
Legenda: Maracatu Leão de Ouro se apresentou no primeiro dia de desfiles
Foto: Álvaro Bravo Júnior

Já entre os grupos que desfilaram no domingo (11), o grande destaque foi o maracatu Rei de Paus, que venceu a disputa com o enredo "Galanga, Chico Rei". Os maracatus Vozes da África e Nação Palmares conquistaram o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Considerado o grupo de maracatu mais antigo ainda em atividade no Estado, o Rei de Paus já foi reconhecido como Tesouro Vivo e Ponto de Cultura do Ceará e completa 70 anos de história em 2024.

O professor e pesquisador Francisco José, presidente do grupo, ressalta que o reconhecimento vem como um “presente para o bairro Joaquim Távora”, sede do maracatu, “que se envolveu, se integrou e assimilou o tema e o enredo”. Para que o desfile tivesse sucesso na avenida, destaca Francisco, moradores do bairro de todas as idades se uniram, e essa conexão foi a grande responsável pelo primeiro lugar no ranking.

“Foi um desfile todo harmonioso em cores, dança e canto, trazendo a junção da cultura jeje, banto, nagô e iorubá no contexto da historiografia do povo afrodescente e africano no Brasil. O reconhecimento desse tema coroa um trabalho de 70 anos da família Barbosa, que em todo esse tempo vem fazendo cultura popular com base na cultura africana”, afirma.

Cordões, blocos, afoxés e escolas de samba 

Além da premiação do grupos de maracatu cearense, que integram o patrimônio imaterial de Fortaleza, outras agremiações carnavalescas foram premiadas pelos desfiles.

O cordão As Bruxas conquistou o primeiro lugar na categoria Cordões. Na categoria Blocos, Balakubaku Folia foi o grande premiado. Ambos desfilaram na segunda-feira de Carnaval (12).

Já nas premiações de Afoxés e Escolas de Samba, as agremiações Omorisá Odé e Tradição de Bela Vista ficaram em primeiro lugar, respectivamente. Os grupos dessas categorias desfilaram no último dia de festa na Domingos Olímpio, na última terça-feira (13).

Como é feita a avaliação?

Para chegar às notas finais, os jurados consideram uma série de critérios em cada categoria de desfiles. Nos maracatus, são avaliados os quesitos Porta Estandarte, Rainha, Balaieiro, Loa, Batuque e Fantasia. Para blocos e cordões, são considerados Baliza, Porta Estandarte, Abre Alas, Letra e Música, Bateria e Orquestra e Fantasia.

Nos afoxés, são avaliados Porta Estandarte, Orixá Patrono ou Patronesse, Harmonia, Tema, Batuque, Fantasia e Ala das Baianas, Música ou Orin/Oró. E nas escolas de samba, os quesitos são Comissão de Frente, Abre Alas, Alegorias e Adereços, Mestre Sala e Porta Bandeira, Harmonia, Evolução, Fantasia, Samba Enredo, Bateria e Enredo.

A premiação para as agremiações variou entre R$ 2 mil e R$ 10 mil para cada grupo, conforme o lugar no ranking. A comissão de avaliação contou com 12 jurados para maracatus, blocos e cordões; 16 jurados para afoxés; e 18 jurados para escolas de samba.

Confira o ranking das agremiações:

Categoria Maracatus (sábado)
1º lugar: Maracatu Leão de Ouro (114,9 pontos)
2º lugar: ⁠Maracatu Rei Zumbi (114,3 pontos)
3º lugar: Maracatu Obalomí (113,8 pontos)

Categoria Maracatus (domingo)
1º lugar: Maracatu Rei de Paus (119,7 pontos)
2º lugar: Maracatu Vozes da África (119,5 pontos)
3º lugar: Maracatu Nação Palmares (117,1 pontos)

Categoria Blocos
1º lugar: Bloco Balakubaku Folia (119 pontos)
2º lugar: Bloco A Turma do Mamão (117,7 pontos)
3º lugar: ⁠Bloco Doido é Tu (117,5 pontos)

Categoria Cordões
1º lugar: Cordão As Bruxas (113,2 pontos)
2º lugar: Princesa do Frevo (112,9 pontos)
3º lugar: Na pegada do Frevo (111,7 pontos)

Categoria Afoxés
1º lugar: Omorisá Odé (159,6 pontos)
2º lugar: Ogum Alakayê (157,6 pontos)

Escolas de Samba
1º lugar: Tradição da Bela Vista (175,5 pontos)
2º lugar: ⁠Imperadores da Parquelandia (174,4 pontos)
3º lugar: ⁠Império Ideal (172,6 pontos)

Assuntos Relacionados