A cantora Maria Rita, nascida em 1977, fruto do relacionamento entre Elis Regina e César Camargo Mariano, carrega no registro o nome de outra grande estrela da MPB. A caçula de Elis foi registrada com "apelido" ao qual a Pimentinha costumava chamar à colega de profissão.
Rita Lee, que faleceu nesta segunda-feira (8), não carrega o Maria no nome, mas era dessa forma que Elis a chamava desde que se aproximaram em 1976. A amizade começou após Lee ser presa grávida, acusada de porte de maconha. A cantora sempre negou o uso e porte de drogas no período, em virtude da gravidez, e se disse desamparada e injustiçada na cadeia.
Elis visitou Rita Lee na cadeira
"(Elis) A primeira e única pessoa que foi me ver. Foi com o filho pequeno, João Marcelo, ameaçando chamar a imprensa, que queria me ver porque sabia que eu estava grávida e que aquilo tinha sido plantado", disse em entrevista à jornalista Astrid Fontenelle.
Rita Lee sempre falou da gratidão à colega. Antes do episódio na cadeia, elas nunca tinham nem se falado, mesmo cruzando alguns bastidores de festivais. Ela lembrou em várias entrevistas e na própria autobiografia que Elis a amparou depois da saída da cadeia, oferecendo dinheiro e trabalho.
Elis Regina gravou hits de Rita como "Alo, Alo Marciano" e foi presenteada com a música "Doce de Pimenta", na qual Rita brinca com o apelido e a fama de "esquentada" da cantora gaúcha.
Maria Rita se despede de Rita Lee
"Eu te amo… que sua passagem seja em paz. fique com a certeza de sua missão cumprida e ficaremos nós aqui na missão de fortalecer sua luz para todo o sempre. te amo te amo te amo…", escreveu Maria Rita no twitter, após o anúncio do falecimento da cantora.
Turnê de homenagem cancelada
Em março de 2020 estava prevista para São Paulo uma apresentação única de Rita Lee no palco, com participação de Maria Rita. O show era organizado pelo primogênito de Rita e Roberto, o múscio Beto Lee e traria ao palco também o cantor Ney Matogrosso. A turnê "Celeebration" foi adiada em viturde da pandemia de Covid-19. Depois foi definitivamente cancelada pela condição de saúde da cantora, que enfrentou um câncer nos últimos anos.