Formada pela faringe e a laringe, a garganta é uma estrutura muscular que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar. A epiglote é responsável por separar a traqueia do esôfago e, assim, prevenir que haja a inalação de bebidas ou de comida.
Desconforto e dor ao engolir podem ser sinais de garganta inflamada. O diagnóstico pode variar dependendo da região acometida, podendo ser laringite, faringite ou amigdalite. O quadro de garganta infeccionada é causado por algum agente infeccioso, um microorganismo, ou por alguma outra condição.
Sintomas da garganta inflamada
A condição pode ser acompanhada de diversos sintomas, como explica o otorrinolaringologista Arnaldo Bezerra*, que listou os mais comuns. São eles:
- Febre;
- Dor no corpo;
- Moleza;
- Dor de cabeça;
- Dor na garganta (constante ou ao engolir)
- Dificuldade para engolir;
- Sensação de ardor na região da garganta;
- Rouquidão;
- Tosse.
O que causa garganta inflamada
O especialista esclarece que as causas de um quadro de garganta inflamada são variadas, includindo agentes infecciosos ou condições secundárias. Segundo o médico, os seguintes fatores podem provocar um diagnóstico do tipo:
- Vírus;
- Bactérias;
- Fungos (este em menor proporção);
- Refluxo gastroesofágico;
- Desidratação;
- Abuso da voz (comum em cantores e professores);
- Lesões tumorais.
O que é bom para garganta inflamada?
Arnaldo Bezerra recomenda que para os casos de inflamação é indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios — para controlar a dor —, antitussígenos, antialérgicos e expectorantes — para tratar a tosse —, além de beber bastante água para manter a hidratação.
O otorrino ainda frisa ser necessário controlar a causa do quadro. O medicamento para isso varia conforme o agente que provocou a doença: podendo ser antibióticos quando a infecção for bacteriana; antifúngicos em caso de infecção fúngica; e inibidor de bomba de prótons, em caso de refluxo, para acelerar o esvaziamento gástrico.
Remédios naturais
O especialista informa que uma opção natural que pode auxiliar no tratamento na garganta inflamada é o uso de própolis, pois há estudos que associam a substância com a melhora da cicatrização da mucosa, além de fortalecer a imunidade.
Como prevenir?
O médico indica que para evitar quadros do tipo é importante mudar os hábitos alimentares, aumentar a ingestão de água, evitar mudanças drásticas de temperaturas, não fumar, fazer repouso vocal e usar corretamente as medicações.
O profissional ainda frisa que é importante respirar pelo nariz, pois indivíduos que o fazem pela boca tem mais chances de desenvolver o problema. Ele ainda frisa que pessoas que fazem respiração bucal devem ser avaliadas por um especialista para identificar e corrigir a condição.
Dúvidas comuns
O que é bom para desinflamar a garganta?
Arnaldo Bezerra explica que o extrato de própolis é uma excelente opção de medicação natural, pois melhora da cicatrização da mucosa, além de fortalecer a imunidade.
Quanto tempo pode durar uma inflamação na garganta?
O otorrino informa que a duração da inflamação varia conforme a causa, mas, geralmente, dura de 5 a 7 dias, nos casos de infecções e reações alérgicas. Já em casos de refluxo gastroesofágico e tumores podem durar meses.
Como diferenciar garganta inflamada de infeccionada?
O especialista esclarece que a garganta infeccionada é a garganta inflamada por algum agente infeccioso, sendo geralmente acompanhada de febre, dor no corpo, adinamia (moleza) e dor de cabeça.
Garganta inflamada pode ser Covid?
O médico informa que toda inflamação na garganta é suspeita de Covid-19, e indica que o paciente realize o teste para descartar ou confirmar o diagnóstico.
*Arnaldo Bezerra é médico especialista em otorrinolaringologia, CREMEC 13662, graduado em medicina pela FMJ, com especialização em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço pelo Hospital Federal da Lagoa - RJ, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.