Foto: Shutterstock/CandyRetriever.

O que é a gripe K?

Conheça a nova variação do vírus da Influenza.

Foto: Shutterstock/Skorzewiak

Entenda o alerta da OMS

A Organização Mundial de Saúde emitiu um alerta para chamar a atenção para o aumento global da circulação do vírus da influenza A (H3N2), sublado K — uma variação da Influenza.

Foto: Shutterstock/ABInternational.

Rápida disseminação

Dados recentes apontam que a circulação do vírus cresceu rapidamente em países da Europa e na Ásia. No entanto, não foram constatadas mudanças significativas na gravidade clínica e nem há, ainda, casos no Brasil.

Foto: Shutterstock/Krakenimages.com.

Grupos de risco

O principal grupo de risco para a infecção são idosos acima de 60 anos e, especialmente, acima dos 80. Depois deles, crianças, gestantes e outras pessoas com doenças crônicas.

Foto: Shutterstock/Monkey Business Images.

Sintomas

Os sintomas são os mesmos de uma gripe comum, como febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e articulares e dor de garganta.

Foto: Shutterstock/Inside Creative House.

Recomendações

Diante do cenário, as principais recomendações das autoridades sanitárias são fortalecer a vigilância epidemiológica, garantir alta cobertura vacinal, tratar os casos e reforçar a preparação dos serviços de saúde para uma "antecipação" dos casos de gripe em 2026.

Foto: Shutterstock/ViDI Studio.

Proteção individual

Lavar as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e permanecer em casa em caso de sintomas gripais seguem sendo as principais medidas de proteção individual para limitar a transmissão do vírus.

Foto: Shutterstock/chama606.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia matéria sobre a gripe K no Diário do Nordeste.