Foto: Shutterstock/Artie Medvedev.

Proteção solar no Ceará

Entenda o que é FPS e saiba os horários seguros para exposição.

Foto: Shutterstock/Nastya Revva.

O que é FPS?

Visto nas embalagens de protetor solar, significa "fator de proteção solar" e indica quanto o produto aumenta a capacidade natural da pele de se defender da radiação UVB, responsável por queimaduras e parte do risco do câncer de pele.

Foto: Shutterstock/M-Production.

O que observar ao comprar um protetor solar?

O uso regular de protetor solar com FPS 30 ou mais reduz queimaduras solares, fotodano e a incidência de lesões pré-cancerosas e carcinomas cutâneos.

Foto: Shutterstock/tonkid.

Existe um horário ideal para tomar sol?

A orientação é de se expor ao sol em períodos de menor intensidade da radiação ultravioleta. Recomenda-se evitar a exposição entre 10h e 16h, quando a radiação UV atinge seu pico.

Foto: Shutterstock/ByDroneVideos.

Tem diferença no Ceará?

No Ceará, e no Nordeste como um todo, o índice UV costuma ser elevado já a partir de 8h, o que torna a exposição desprotegida arriscada mesmo em horários mais "seguros".

Foto: Shutterstock/ojellavm.

Índice Ultravioleta

Uma dica é utilizar o Índice Ultravioleta (IUV), disponível em aplicativos e sites meteorológicos, para se proteger. Valores acima de 3 já exigem outras medidas de fotoproteção além do uso do protetor solar, como roupas adequadas, chapéus, óculos escuros e busca por sombra.

Foto: Shutterstock/Desyasi Images.

Benefícios de tomar sol no horário adequado

A exposição solar controlada, nos horários apropriados, contribui para a regulação do ritmo circadiano, melhora do bem-estar e do humor e tem efeitos imunomoduladores.

Foto: Shutterstock/larisa Stefanjuk.

Malefícios de tomar sol no horário inadequado

A exposição nos horários inadequados, quando a radiação UV é mais intensa, danifica o DNA da pele, acelera fotoenvelhecimento, favorece manchas e aumenta o risco de câncer de pele.

Foto: Divulgação.

Especialista

As informações desta publicação são da dermatologista Juliana Viana Pinheiro Teixeira.

Foto: Shutterstock/Dasha Petrenko.

Quer saber mais sobre o assunto?

Leia reportagem sobre protetor solar em cápsula no Diário do Nordeste.