Eleições 2022: acompanhe em tempo real a apuração e o resultado do primeiro turno

Elmano de Freitas foi eleito governador do Ceará e Camilo Santana, senador. A disputa pela Presidência vai ser definida em segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na noite deste domingo (2), que Elmano de Freitas (PT) está matematicamente eleito governador do Ceará em primeiro turno.

Com 99% das urnas apuradas no Estado, o petista soma 53% dos votos válidos. Em segundo lugar, Capitão Wagner (UB) soma 31%. Na sequência, Roberto Cláudio (PDT) aparece com 14%.

No Brasil, a disputa para a Presidência irá para o segundo turno, com disputa entre Lula e Bolsonaro.

>> Acompanhe a apuração dos votos em tempo real

O ex-governador Camilo Santana (PT) foi eleito senador pelo Ceará com 69% dos votos. A candidata Kamila Cardoso (Avante) terminou com 26%.

Acompanhe em tempo real

Vitória em primeiro turno

Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa ter pelo menos 50% dos votos válidos mais um único voto. O cálculo do resultado se baseia apenas nos votos válidos - excluindo brancos e nulos.

Filas em sessões

As urnas começaram a ser apuradas mesmo com locais de votação ainda registrando filas. Nestes locais, puderam votar após as 17h todos os eleitores que estavam esperando para votar antes deste horário.

Não conseguiu votar?

Se você não conseguiu comparecer às urnas neste domingo, deverá pagar multa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O valor é R$ 3,51.

Estavam aptos a votar, segundo o TSE, mais de 156 milhões de eleitores — 52,6%, mulheres, e 47,3%, homens.