Elmano de Freitas é eleito governador do Ceará em primeiro turno
Com 100% das urnas apuradas, o candidato do PT obteve 54,02% dos votos válidos
O candidato do PT, Elmano de Freitas, foi eleito governador do Ceará no primeiro turno das eleições de 2022. Com 100% das urnas apuradas no Estado, neste domingo (2), em uma eleição muito disputada, Elmano conseguiu 54,02% dos votos e com isso assegurou a vitória no primeiro turno.
Também foi eleita como vice do petista a ex-secretária Executiva de Esportes do Governo do Estado, Jade Romero (MDB).
O candidato do União Brasil, Capitão Wagner, recebeu 31,72% dos votos válidos e ficou em segundo lugar. Na disputa, o candidato do PDT, Roberto Cláudio, alcançou o terceiro lugar com 14,14% dos votos válidos.
Veja também
VEJA OS PERCENTUAIS DE VOTO RECEBIDOS POR CADA CANDIDATO:
- Elmano de Freitas (PT): 54,02%
- Capitão Wagner (União Brasil): 31,72%
- Roberto Cláudio (PDT): 14,14%
- Chico Malta (PCB): 0,06%
- Serley Leal (UP): 0,04%
- Zé Batista (PSTU): 0,03%
Os resultados consolidados nas urnas confirmam as tendências captadas na quarta rodada da pesquisa Ipec Ceará, quando, na véspera da eleição, apontava Elmano com 44% das intenções de votos válidos; Wagner em seguida, com 37%; e Roberto Cláudio com 18%.
A disputa foi acirrada, mas o resultado consolidou a mesma dinâmica que ocorreu no Estado em outros 6 pleitos (dos 8 realizados até 2018) ao Governo desde a Constituição Federal de 1988 - que estabeleceu o segundo turno. Desde essa época, em apenas dois momentos, 2002 e 2014, a eleição não foi decidida no primeiro turno.
Trajetória
Elmano de Freitas foi o candidato escolhido pelo PT depois do racha do partido com o PDT no Estado, após 16 anos de aliança. A definição da candidatura de Elmano ocorreu já no final da pré-campanha depois que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi escolhido pelo PDT para concorrer ao Governo do Estado, em detrimento da tentativa de reeleição da governadora Izolda Cela (sem partido).
Elmano é advogado, deputado estadual, sendo o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Ceará. Na campanha, ele contou com forte apoio de Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará e candidato eleito ao senado nesta eleição.