Apuração Presidente por Estado 1º Turno Dúvidas Frequentes

Qual a porcentagem para ganhar no primeiro turno? Entenda o cálculo

No Brasil, existem dois sistemas de votação: o majoritário e o proporcional. No majoritário, é necessário conquistar a maioria absoluta

Escrito por Redação ,
Legenda: Contabilização considera apenas os votos válidos, ou seja, excluem os brancos e nulos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Durante a votação neste primeiro turno das eleições de 2022, que acontece neste domingo (2), os internautas têm buscado como funciona a regra para que um candidato seja eleito já no primeiro turno. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica que o pleito é conquistado com, no mínimo, 50% dos votos válidos e mais um único voto. 

A contabilização dos votos válidos excluem os brancos e nulos, ou seja, os votos são 'descartados' e não entram na conta que define a eleição. 

Veja também

Há uma dúvida ainda, já que muitos acreditam que é preciso alcançar 51% dos votos, mas a regra não é assim. 

Sistema majoritário e proporcional 

No Brasil, existem dois sistemas de votação: o majoritário e o proporcional. O primeiro é válido para candidatos a presidente, governador, senador e prefeito, enquanto o segundo para deputados federais, estaduais e vereadores. 

Além disso, a eleição em dois turnos só acontece para cargos do Executivo: presidente, governadores e prefeitos. Logo, para que algum desses candidatos seja eleito no primeiro turno, precisa alcançar a maioria absoluta, ou seja, mais da metade dos votos válidos. 

Por exemplo: se tivéssemos 100 votos válidos, seriam necessários 50 (50%) + 1, ou seja, 51. 

 

Assuntos Relacionados