Em meio a debate ambiental, Elmano vai trocar o comando da Semace; veja quem deve assumir
Carlos Alberto Mendes, que está no comando do órgão desde 2018, vai deixar o cargo

O governador Elmano de Freitas (PT) vai anunciar em breve mais uma mudança em cargos estratégicos do governo. A troca será no comando da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Esta coluna apurou que o superintendente atual, Carlos Alberto Mendes, vai deixar o cargo. Em substituição a ele, deve assumir o posto o atual presidente da Arce, João Gabriel Rocha.
Carlos Alberto Mendes está no comando da Semace desde 2018 e é servidor de carreira do órgão estadual responsável por avaliar licenciamentos ambientais.
A mudança no órgão ocorre em meio a um debate estadual sobre questionamentos em relação ao rigor, ou a falta dele, para a emissão de licenciamentos ambientais nos municípios cearenses.

O debate ganhou repercussão com declarações recentes do presidente do Ibama no Ceará, Deodato Ramalho, de descumprimentos sistemáticos de ordens do órgão federal em relação a embargos de empreendimentos e proibição de desmatamento na serra de Guaramiranga. Há casos de multas de R$ 20 milhões na região.
Embate na Câmara Municipal
Além disso, no mesmo município, houve um embate entre parte da população e a Câmara Municipal na semana passada sobre a criação de uma autarquia municipal de meio ambiente para promover o licenciamento.
Segmentos da sociedade compreendem que o órgão municipal pode facilitar a emissão de licenciamentos sem os critérios necessários. A Câmara nega.
O projeto foi proposto pela prefeita Ynara Mota, que ainda não veio a público para falar sobre o assunto.
Assembleia quer entrar no tema
Nesta quarta-feira (26), o presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB) anunciou que apresentará um projeto para discutir a estruturação de órgãos municipais de meio ambiente.
O assunto será discutido com prefeitos e pretende melhorar a estruturação das instâncias nos municípios.