Prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PSB) deve reunir, nesta segunda-feira (4), vereadores e lideranças do município para discutir quem deve ser o nome que irá concorrer à sua sucessão no comando da Prefeitura.
Inicialmente, a reunião estava agendada para esta sexta-feira (1º), mas Valim sentiu uma forte indisposição e preciso buscar atendimento médico por suspeita de dengue. "Ontem (sexta) mesmo ele foi liberado e segue se cuidando em casa", informou a assessoria do gestor municipal.
A discussão sobre quem será o nome apoiado pelo Governo Elmano de Freitas (PT) foi aberta após o anúncio de Vitor Valim, em janeiro deste ano, de que não pretendia tentar a reeleição em 2024. Desde então, nomes estão sendo levantados para a disputa na segunda maior cidade do Ceará.
Dentro do PT, quem ganhou força para ser o pré-candidato a Prefeitura de Caucaia foi o secretário estadual de Articulação Política, Waldemir Catanho.
Forte aliado da deputada federal e pré-candidata a Prefeitura de Fortaleza, Luzianne Lins (PT), Catanho esteve reunido com os integrantes do diretório municipal do PT em Caucaia na última terça-feira (27) para discutir "a sucessão municipal em Caucaia", conforme publicação nas redes sociais.
Candidatura do PT
Vereadora em exercício em Caucaia, Enedina Soares (PT) avalia que o nome de Catanho é o que "reúne condições para agregar apoio no sentido de avançar em políticas públicas essenciais para a população de Caucaia com o apoio de lideranças importantes como o Presidente Lula, o Ministro Camilo e o Governador Elmano".
Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde e vereador licenciado em Caucaia, Weibe Tapeba (PT) confirma que o nome de Catanho "ganhou força por ter o possível apoio do atual prefeito (Vitor Valim)", mas que ainda é um "assunto novo". "Inclusive, me pegou de surpresa. Ainda estamos avaliando o impacto dessa estratégia", disse.
"Eu particularmente, não me sinto confortável com essa articulação de mais uma vez emplacar uma candidatura de fora de Caucaia. Nosso município vem enfrentando deficiências em diversas áreas e precisaríamos de um projeto político claro, que pudesse retomar investimentos e uma nova direção política em Caucaia"
Nomes entre aliados
Apesar da discussão sobre uma candidatura própria do PT em Caucaia estar avançada, existem outros nomes da ampla base aliada ao governador Elmano de Freitas (PT). Figuras como os deputados estaduais Salmito Filho (PDT) e Lia Gomes (PDT) são cotados, embora vivam impasse sobre a filiação partidária.
Os dois parlamentares entraram com ação para se desfiliar do PDT após o racha entre o grupo liderado pelo deputado André Figueiredo (PDT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e os aliados ao senador Cid Gomes (PSB). A perspectiva é de que eles sigam Cid para o PSB, assim como outros deputados estaduais e federais do PDT, mas a questão deve ser decidida na Justiça.
Vereadores da base aliada a Valim na Câmara Municipal de Caucaia e secretários municipais também chegaram a ser cotados. Ainda em janeiro, logo após o anúncio da desistência de Valim, o governador Elmano de Freitas ressaltou o papel central que o atual prefeito deve ter nas decisões sobre a sucessão em Caucaia.
"(Quero) ouvir o que ele pensa para o futuro. Afinal, é a sucessão do prefeito Vitor Valim. O prefeito Vitor Valim não sendo candidato, não quer dizer que ele não tenha um papel muito importante na eleição da cidade que ele hoje governa", disse no início de janeiro.
Em entrevista no início de fevereiro, Valim disse que as definições sobre a disputa pela Prefeitura de Caucaia devem ser feitas até março. "Estamos debatendo e conversando com pessoas que possam ter essa linha de atuação", destacou o prefeito.
Ainda segundo ele, lideranças locais, membros do seu secretariado, vereadores aliados e o próprio Elmano, estão participando das tratativas em torno do assunto. "É dessa maneira que estou trabalhando, conversando com nossos líderes", acrescentou no último dia 4 de fevereiro.