Volume de vendas no Ceará cresce apenas 0,2% em janeiro, mas supera resultado do Brasil
Segundo dados do IBGE, o Estado teve um desempenho melhor que o País em todas as bases de comparação para o varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção
O volume de vendas no varejo cearense cresceu acima da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021, o Estado registrou alta de 0,2%, enquanto o País teve retração de 0,3%.
Os dados consideram o varejo ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e de material de construção.
A diferença é ainda maior na análise anual, comparando-se janeiro de 2022 a janeiro de 2021. O levantamento do IBGE indica que o Ceará teve um aumento do volume de vendas de 3,4%, enquanto o Brasil teve queda de 1,5%.
O Estado também acumulou um resultador melhor que a média nacional na soma dos últimos 12 meses. Contando a partir de janeiro de 2022, o Ceará teve alta de 8%. Já o Brasil ficou com uma evolução de 4,6%.
Veja também
Receita nominal
Considerando a receita nominal, ou valor acumulado, o Ceará também teve desempenho superior ao Brasil em todas as bases de comparação feitas pelo IBGE.
Na transição entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o Estado acumulou um crescimento de 1,8% na receita, enquanto o País teve alta de 1,2%.
Comparando janeiro deste ano ao igual período de 2021, o Ceará teve crescimento de 17,8%. Já o Brasil apresentou uma evolução de 12%.
A receita nominal acumulada nos últimos 12 meses até janeiro de 2022 pelo varejo ampliado cearense cresceu 21,6% ante igual período do ano anterior. Já o Brasil, que também cresceu, teve uma variação de 18,4%.