Trump nega recuo e afirma que ninguém está isento das tarifas: 'Não houve exceção'

Presidente estadunidense também reafirma pressão tarifária sobre a China

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 19:05)
Trump segura uma placa com as novas tarifas impostas aos países. Trump é um homem branco, com cabelos grisalhos e veste um terno preto e gravata vermelha
Legenda: Trump discursa durante o anúncio de novas tarifas, dizendo se tratar do retorno da 'era de ouro'
Foto: Brendan Smialowski / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, descartou neste domingo (13) a existência exceções tarifárias. As informações são da CNN Brasil. 

Sua declaração sucede o anúncio de uma trégua na sexta-feira (11), na qual ele reduziu para 10% todas as taxas impostas desde 2 de abril e concedeu alívio fiscal a alguns parceiros comerciais, a exemplo do Japão e da União Europeia.

De acordo ele, os produtos permanecem sujeitos à tarifa de 20% incidente sobre o fentanil (substância anestésica e analgésica), havendo apenas uma reclassificação tarifária.

Veja também

“Ninguém se livrará das balanças comerciais injustas e das barreiras tarifárias não monetárias que outros países usaram contra nós, especialmente a China, que, de longe, nos trata pior!”, disse, em publicação na rede Truth Social.

Trump acrescentou que os Estados Unidos analisam os semicondutores e toda a cadeia de suprimentos de eletrônicos nas próximas investigações sobre tarifas de segurança nacional.

Recado para a China

Além disso, mandou um novo recado para a China

“O que foi exposto é que precisamos fabricar produtos nos Estados Unidos e que não seremos reféns de outros países, especialmente nações comerciais hostis como a China, que farão tudo ao seu alcance para desrespeitar o povo americano”, completou. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados