Saiba como evitar golpes ao resgatar 'dinheiro esquecido' no sistema do BC

Prazo para sacar o dinheiro termina na quarta-feira (16)

Escrito por Redação ,
Legenda: Há uma única pessoa que tem R$ 11,2 milhões esquecidos no SVR. Entre as pessoas jurídicas, a cifra mais alta disponível para resgate é de R$ 30,4 milhões
Foto: Shutterstock

O prazo para sacar "dinheiro esquecido" no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) termina nesta quarta-feira (16). Para saber se há algum valor disponível, o consumidor deve acessar apenas o site oficial do BC. A entidade alerta que links de whatsapp e outras redes não podem ser visitados, tendo em vista o risco de golpe.  

O Diário do Nordeste separou algumas dicas para resgatar seu "dinheiro esquecido" de forma segura e evitar cair em armadilhas. Confira:

  1. Acesse o site oficial: Sempre utilize o site oficial do Banco Central para consultar e resgatar valores. Desconfie de links enviados por e-mail ou mensagens, que podem direcionar para sites falsos.
  2. Não compartilhe informações pessoais: O Banco Central nunca pedirá senhas, dados de cartão de crédito ou informações bancárias por telefone ou e-mail. Não forneça essas informações a ninguém.
  3. Cuidado com falsas ajudas: Golpistas podem oferecer "ajuda" para o resgate em troca de uma taxa. Lembre-se de que o processo é gratuito e pode ser feito diretamente no site do BC.
  4. Desconfie de pressão: Se alguém tentar apressá-lo para realizar o resgate ou fornecer informações, desconfie. Tome seu tempo e verifique tudo.
  5. Consulte fontes confiáveis: Se tiver dúvidas, consulte diretamente o Banco Central ou busque informações em fontes oficiais antes de tomar qualquer decisão.

Como consultar os valores

O sistema permite a consulta de valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições por pessoas físicas e empresas. No entanto, é preciso estar atento aos sites oficiais para não cair em golpes ao fazer a consulta.

Para consultar o dinheiro a receber, é preciso acessar o sistema do Banco Central e inserir seus dados. Após a consulta, caso haja valores nessa condição, o cidadão deve clicar em "Acessar o SVR" e, se não houver fila de espera, ele será direcionado para a página de login gov.br.

  • Para acessar os valores de pessoa física ou de pessoas falecidas, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro;
  • Para acessar valores de pessoa jurídica, a conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador);
  • O usuário terá 30 minutos dentro do sistema do BC. Ele irá acessar a opção "Meus Valores a Receber" e, depois, ler e aceitar o Termo de Ciência. Além disso, verá na tela o valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que devolverá o valor. Em alguns casos, aparecerão outras informações;
  • O solicitante deve clicar em "Solicitar por aqui" e selecionar uma chave PIX. Nesse caso, a instituição devolverá o valor em até 12 dias úteis.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados