Presidente do Google Brasil: 'O que gera desemprego é má gestão, não é a tecnologia'

As plataformas do Google movimentaram R$ 104,5 bilhões no Brasil em 2021, segundo relatório de impacto financeiro apresentado pela empresa

Escrito por Alan Barros ,
Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, durante evento em São Paulo de lançamento de novos produtos e apresentação do relatório técnico de impacto econômico
Legenda: Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, durante evento em São Paulo de lançamento de novos produtos e apresentação do relatório técnico de impacto econômico
Foto: Divulgação/ Imprensa Google

O lançamento de diferentes produtos focados em ajudar a sociedade a tomar decisões e a realização de programas de capacitação nos últimos anos são resultados da concepção que o Google tem em relação ao papel da tecnologia

Veja também

Em entrevista durante evento sediado em São Paulo nesta semana para anunciar, entre outros temas, o relatório de impacto econômico da empresa, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, afirmou que uma das missões da Big Tech é ajudar a inserir o cidadão e os negócios num contexto global de competitividade no qual a tecnologia é dominante.

Tudo que a tecnologia traz tem que ser tratado como elemento de criação de eficiência, de geração de empoderamento (...) Para que os negócios possam ser mais eficientes. Para que o cidadão possa ser mais eficiente. Existe uma perda de emprego associada a isso. A gente não nega essa discussão. Mas a gente não acredita que o que gera desemprego é tecnologia. O que gera desemprego é má gestão".
Fábio Coelho
Presidente do Google Brasil

Fábio Coelho pondera, no entanto, que o empoderamento da sociedade não cabe só à tecnologia ou ao Google.

"O outro pedaço da solução é continuar criando um ecossistema vibrante e forte. A gente fica ainda mais poderoso quando você associa capital com talento e com a academia", explica.  

Para Fábio Coelho,  uma das missões do Google é ajudar a inserir o cidadão e os negócios num contexto global de competitividade no qual a tecnologia é dominante.
Legenda: Para Fábio Coelho, uma das missões do Google é ajudar a inserir o cidadão e os negócios num contexto global de competitividade no qual a tecnologia é dominante.
Foto: Divulgação/ Imprensa Google

Impacto econômico do Google

Conforme relatório de impacto financeiro apresentado nessa terça-feira (14), produzido pela consultoria AlphaBeta, as plataformas do Google movimentaram R$ 104,5 bilhões no Brasil em 2021. O cálculo inclui benefícios para os negócios gerados por plataformas como o Busca, Google Ads, AdSense, Play Store e Youtube.

Ainda segundo o documento, o Google foi responsável por promover 375 milhões de conexões diretas entre empresas e os consumidores no Brasil durante o ano passado, a partir de ligações, mensagens, reservas e rotas. 

No mesmo período, de acordo com o relatório, 10 milhões de empresas brasileiras se conectaram com potenciais consumidores através do Google. 

Aceleração digital durante pandemia

A diretora de negócios para médias empresas do Google Brasil, Fernanda Dória, lembra como a pandemia obrigou negócios que não tinham nenhuma presença digital a procurarem ajuda e capacitação para evitar serem engolidas por concorrentes. 

Para muitas, foi começar um processo digital. A gente traz aí empresas pequenas, médias e grandes que tiveram que fazer esse processo não só pela interface com nosso mentor, mas também da porta para dentro"
Fernanda Dória
diretora de negócios para médias empresas do Google Brasil

Ela destaca que o auxílio às empresas sempre busca compreender as dores de cada negócio. "O Google vem fazendo um trabalho de suportar essas empresas em todos os seus diferentes momentos, trazendo serviços e suportes de acordo com a necessidade. Entendendo a complexidade, o momento dessas jornadas e trazendo soluções que ajudem a conectar marcas e pessoas", pontua.

*O editor viajou a convite do Google Brasil

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados