Novo mecanismo de devolução de Pix contra golpes é lançado neste domingo

Opções para devolução após fraudes ficam mais amplas.

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 13:17)
Uma mão segura um smartphone com capa azul, exibindo na tela o logotipo do Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil. O telefone está posicionado sobre um teclado de notebook prateado, parcialmente visível. O fundo é marrom, e a imagem sugere um contexto de uso de tecnologia para transações financeiras.
Legenda: Banco Central quer mais segurança para o usuário do Pix.
Foto: Shutterstock/Photo For Everything.

O Banco Central (BC) lançou neste domingo (23) um novo mecanismo que amplia as possibilidades de devolução de valores em Pix para vítimas de fraudes, golpes ou coerção. Agora, será possível rastrear o caminho que o dinheiro faz após deixar a conta do titular.

Anteriormente, a devolução só poderia ser feita a partir da conta usada na fraude, o que tornava a situação mais complicada, pois os criminosos transferem geralmente o dinheiro para terceiros.

As novas regras são inicialmente de adoção opcional até o dia 2 de fevereiro, quando se tornará obrigatória em todas as instituições financeiras com Pix. 

Veja também

Sistema anti-golpes

"​Essa identificação vai ser compartilhada com os participantes envolvidos nas transações e permitirá a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação", explicou o BC.

A instituição espera que esse tipo de golpe financeiro seja desestimulado, e que o compartilhado das novas informações vai ajudar a impedir que as contas sejam usados em novas fraudes.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados