Indústrias de vestuário, couro e calçados crescem mais no Ceará neste ano; veja resultado por setor

Levantamento foi apresentado pelo Observatório da Indústria, divulgado na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Fiec, em Fortaleza

Escrito por Bruna Damasceno, Paloma Vargas ,
Confecção
Legenda: Apesar do resultado positivo, o ramo de vestuário corresponde a apenas 7% da participação na indústria do Ceará
Foto: Helene Santos / SVM

A produção da indústria do vestuário — a qual engloba os setores têxtil e de confecção — cresceu 27,5%, em 2024, no Ceará. Essa foi a maior elevação entre as atividades industriais locais, até março, ante igual período em 2023. Os dados constam em levantamento do Observatório da Indústria, divulgado na manhã desta quarta-feira (29), na sede da Fiec, em Fortaleza.

Veja também

Apesar do resultado positivo, o ramo de vestuário corresponde a apenas 7% da participação industrial cearense. A segunda maior produção foi registrada no segmento de couros e calçados (19,5%).

Em seguida, aparecem os setores de bebidas (14,9%) e metalurgia (14,2%), sendo a última a responsável por 24,5% de toda a indústria local. Por outro lado, a fabricação de produtos químicos despencou 42,2%, neste ano. 

Melhoria da conjuntura econômica

Conforme o economista chefe da Fiec, Guilherme Muchale, no ano passado, os segmentos de confecção e calçadista tiveram desempenhos negativos. “Essa base de comparação facilita os resultados positivos, lembrando que a indústria da moda gera mais de 100 mil empregos”, disse. 

Outro ponto que favoreceu o resultado, apontou, foi uma melhoria na conjuntura econômica, como a redução da inadimplência e o aumento do mercado formal, impulsionando o consumo das famílias. Por isso, a perspectiva para 2024 é favorável. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados