Hélio Winston Leitão assume presidência da ZPE Ceará

O novo presidente substituirá Eduardo Neves, que estava no cargo desde abril de 2021

Escrito por Redação ,
Hélio Winston Leitão
Legenda: Hélio Winston Leitão é ex-conselheiro do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Foto: Divulgação

O advogado Hélio Winston Leitão assume neste mês de março a presidência da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP S/A). Ele irá substituir Eduardo Neves, que ocupava o cargo desde abril de 2021.

O novo presidente afirma estar motivado para assumir o cargo. "Não tenho dúvidas de que seguiremos avançando e desenvolvendo a ZPE para captar e concretizar todos os grandes investimentos que estão chegando ao Estado do Ceará, como os projetos do Hub de Hidrogênio Verde”, pontua o novo presidente da ZPE Ceará", declara.

Veja também

Leitão presidiu a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) por sete anos (de 2017 a 2019 e de 2021 a 2024), atuando na regulação dos serviços públicos prestados pela Enel Distribuição Ceará, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e pelo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros. 

O presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueirêdo, acredita que Leitão irá contribuir para a ZPE. "O novo presidente, Hélio Leitão, chega à ZPE com a expectativa de seguir avançando no bom trabalho que vem sendo feito aqui, tanto para que o Ceará assuma o papel de protagonista mundial na transição energética, como para trazer mais oportunidades aos cearenses”, destaca.

O QUE É UMA ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

As Zonas de Processamento de Exportação brasileiras são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. Fundada em 2010, a ZPE Ceará presta serviços às empresas instaladas na área da zona e promove instalações, estrutura e equipamentos necessários às atividades das autoridades aduaneiras.

A zona cearense possui  6.182 hectares de área para investimentos e iniciou sua produção em 2016, alcançando a marca histórica de 50 milhões de toneladas de cargas movimentadas em menos de 5 anos.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados