Hard Rock: R$ 181 mi em hotel e restaurante
Durante as obras, o empreendimento deve gerar 700 empregos diretos e 2,5 mil empregos indiretos
Com investimentos de cerca de R$ 181 milhões, a rede Hard Rock vai inaugurar dois empreendimentos no Ceará. O primeiro deles é um resort na Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, a 100 quilômetros de Fortaleza, com um aporte de R$ 170 milhões para as obras. Já o segundo investimento é um restaurante, a ser aberto em julho do próximo ano. A expectativa é que o empreendimento chegue ao Shopping Iguatemi, com aporte de R$ 11 milhões.
As informações foram confirmadas pelo CEO da Venture Capital Investimentos (VCI), fundo brasileiro que fechou contrato com a rede, Samuel Sicchierolli. Ele também afirma que a empresa vai usar a estrutura existente do Lagoinha Suítes Resort, que pertencia ao grupo Fortal Lisboa, cujas obras estavam embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para consolidar o Hard Rock Hotel.
"O Ceará é hoje o maior destino turístico nacional. A nossa estratégia é escolher locais com grandes fluxos turísticos consolidados. Uma das características do empreendimento de Lagoinha é o ambiente de exclusividade, em uma área mais calma. Nós vamos usar a estrutura já existente. Adquirimos tudo com os documentos já regularizados para tocar a obra", explica Samuel Sicchierolli.
As operações estão previstas para dezembro de 2020 e o início da venda das unidades para julho de 2018. Segundo o executivo, durante as obras, o empreendimento deve gerar 700 empregos diretos e 2,5 mil empregos indiretos. Na fase de operação, o resort deve contratar cerca de 470 pessoas. Com o contrato firmado com a Hard Rock Hotel Brasil, a companhia controla os investimentos, mas toda a operação da marca no Brasil fica diretamente a cargo da rede americana. "Um ponto importante é a própria marca operar nos investimentos. Isso é completamente diferente de outras operações por conta da qualidade".
A estrutura do Hard Rock Hotel, em Lagoinha, será composta por dois bares, três restaurantes, spa, além de 220 quartos, 135 apartamentos residenciais, com 110 metros quadrados (m²) e 40 casas com 310 m². "Os apartamentos residenciais têm três quartos onde as pessoas podem ter todo o serviço de quarto cinco estrelas. Você vai estar dentro do complexo, que tem toda a infraestrutura de hotel", diz.
Apesar do foco inicial estar concentrado nos turistas nacionais, principalmente de São Paulo, o executivo afirma que, com os novos voos para Paris, Amsterdã, Orlando e Cidade do Panamá, o número de estrangeiros deve ser maior do que o previsto. "Cerca de 37% do público virá de São Paulo, mas terão também muitos estrangeiros a partir das novas operações internacionais de Fortaleza".
Café
Além do resort em Lagoinha, a rede vai inaugurar em um shopping da Capital um restaurante Hard Rock Cafe. "Ainda não podemos dizer em qual shopping será, mas que vai ser aberto em julho de 2018 e terá investimentos de cerca de R$ 11 milhões", adianta. O empreendimento terá 1,2 mil m² e será o segundo em operação no País.
Expansão no País
Além do Ceará, a rede investirá em mais duas unidades no País. Uma na Ilha do Sol (localizada em uma represa na região de Londrina, no Paraná) e o outra em Caldas Novas (GO), que será construído do zero. A chegada ao Brasil faz parte de um plano de rápida expansão da operação de hotéis e resorts da Hard Rock - nos países onde a lei permite, o grupo também abre cassinos anexos aos projetos de hospedagem. Para dar o pontapé inicial nos negócios, a VCI captou R$ 300 milhões com emissão de debêntures (títulos de dívida).