Fábrica cearense de álcool em gel tem aumento de mais de 300% na produção

A Madrevita atende os mercados do Norte e Nordeste e, devido ao novo coronavírus, precisou reforçar o volume de produção, que chega a 5 toneladas por dia

Escrito por Verônica Prado , veronica.torres@svm.com.br
Legenda: Álcool em gel é usado para higienização das mãos
Foto: Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Uma das maiores produtoras de álcool em gel do Estado, a Madrevita - que detém a marca Aseptol - está com dificuldades para atender à demanda crescente pelo produto desde o começo da propagação do novo coronavírus (Covid-19). O uso de álcool gel para higiene das mãos como prevenção ao coronavírus é eficaz. "A partir de janeiro deste ano tivemos que aumentar em mais de 300% a nossa produção que, hoje, chega a 5 toneladas/dia", explica a empresária Suzane Vasconcelos, diretora-comercial da Madrevita.

Em Fortaleza, as farmácias já registram desabastecimento do item.

> Calor mata o coronavírus? Adianta usar máscaras? Médico tira dúvidas sobre a doença
> Pessoas sem sintomas de coronavírus não precisam utilizar máscaras, diz OMS

No Ceará, quatro empresas produzem álcool em gel e sabonetes antissépticos. Apesar de não ter eficácia comprovada na contenção ou proteção contra a contaminação pelo vírus, a procura por esses e outros itens - como as máscaras descartáveis - cresceu substancialmente no Brasil e no estado.

"A gente atende, prioritariamente, os estados do Norte e do Nordeste. Nos últimos dias temos recebido pedidos de outros estados, mas sem condições de atender", revela a empresária. 

"Se tivéssemos condições de aumentar a produção, ela seria facilmente comercializada", diz. A Medrevita produz está com dificuldades de aumentar a produção de álcool em gel por conta da necessidade de importação de insumos, especialmente válvulas e espessantes.

"A importação é feita, principalmente, da China e da Índia. A primeira está com  com a produção paralisada por causa da epidemia de coronavírus", explica.

Impacto internacional

Na China, já são 80.174 pessoas infectadas pelo coronavírus e 2.915 mortes, segundo levantamento das autoridades do país. O novo coronavírus atingiu, até o momento, 64 países, matou mais de 3.000 pessoas e infectou outras 87.000. No Brasil tem 252 casos suspeitos e dois confirmados, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. 

De acordo com a empresária, ainda que as encomendas de insumos tenham ocorrido no mês de janeiro, o fornecedor habitual decidiu 'regular' a entrega dos produtos para atender a todos os clientes.

Para manter a produção, a empresa está em busca de novos fornecedores de embalagens, válvulas e carbômeros, que são polímeros acrílicos hidrossolúveis utilizados como formadores de gel - que deixa o composto mais viscoso - e que age também como espessante. 

CORONAVÍRUS

A disseminação de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus provoca várias dúvidas. Mas, não há motivo para pânico, reforça o infectologista Danilo Campos, que foi ouvido pelo Sistema Verdes Mares para tirar dúvidas sobre o assunto. Um dos esclarecimentos feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que pessoas que não tenham sintomas respiratórios não precisam utilizar máscara cirúrgica. Veja mitos e verdades sobre a doença.

Essa não é a primeira vez que o mundo entra em alerta por causa de uma doença. Nos últimos séculos, várias epidemias amedrontaram a população e deixaram número de vítimas em grandes proporções.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados