Eletro Mateus antecipa planos de expansão e inaugura primeira loja no Ceará em outubro
Empresa do Maranhão entra no mercado cearense com a maior bandeira varejista do grupo
O Grupo Mateus vai inaugurar uma unidade do Eletro Mateus, bandeira de eletrodomésticos da companhia, no Ceará. A nova loja será aberta na avenida Presidente Costa e Silva (Av. Perimetral), 2646, no bairro José Walter, em Fortaleza, na próxima sexta-feira (11), no mesmo terreno do novo Mix Mateus da empresa.
Será o primeiro Eletro Mateus em "loja solo" no Estado, mas a marca já está presente no Ceará há alguns anos. Dentro de outras unidades do Mix Mateus abertas pelo grupo em território cearense desde 2021, há uma seção dedicada à bandeira de eletrodomésticos.
Em agosto, o Grupo Mateus inaugurou um estabelecimento do Eletro Mateus na galeria de lojas do Mix Mateus de Juazeiro do Norte. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, no entanto, não se trata de uma unidade completa.
Em algumas unidades do Mix Mateus no Estado, funciona uma seção do Eletro Mateus. Em Juazeiro do Norte, a seção saiu do atacarejo propriamente dito e foi colocada em uma galeria anexa, ainda sem a condição de uma loja oficial.
Veja também
"A gente não considera nem como se fosse uma loja, porque ela está em uma galeria, mas não é uma loja completa de eletro. A primeira loja de eletro completa, a primeira loja considerada pelo Grupo Mateus no Ceará é a do José Walter. Essa vai ter o Mix todo, com todo o conceito de layout de um Eletro Mateus completo", pontua a companhia.
Segundo informações do grupo, o estabelecimento terá cerca de 850 metros quadrados (m²) de área e, além de eletrodomésticos, comercializa "eletrônicos e itens para o lar". De acordo com Rafael Pimentel, diretor de expansão do Eletro Mateus, o "segmento de eletro tem um potencial de crescimento significativo" no Ceará, e não são descartadas novas unidades.
Em julho, durante a inauguração do Mix Mateus da Caucaia, no bairro Jurema, o grupo revelou que traria a bandeira Eletro Mateus para o Estado em 2025. Com a inauguração no José Walter, a empresa antecipou os planos referentes à expansão no território cearense.
Novo Mix Mateus em Fortaleza
A unidade do Eletro Mateus, embora esteja fora do Mix Mateus no Ceará pela primeira vez, funcionará em esquema de "combo": a bandeira de eletrodomésticos funcionará ao lado do atacarejo em Fortaleza, dentro do mesmo terreno. A situação não é novidade em demais estados onde o grupo atua, como Maceió, onde há lojas nesse formato.
Ainda pela primeira vez, o Grupo Mateus abre uma segunda unidade do Mix Mateus em uma mesma cidade do Ceará. A loja do José Walter é a segunda na capital cearense, que já conta com o empreendimento na avenida Senador Fernandes Távora, no bairro Henrique Jorge.
"A chegada de mais uma loja no Ceará reafirma nosso compromisso com o crescimento no Estado e com a oferta de serviços e produtos de qualidade aos nossos clientes. Esse modelo vem sendo um diferencial importante para a expansão do Grupo Mateus, especialmente em regiões onde a companhia busca consolidar sua presença e fortalecer o relacionamento com os consumidores" diz Jesuíno Martins, CEO da empresa.
No José Walter, o estabelecimento terá aproximadamente 4,5 mil m² de área de vendas, além de galeria de lojas na parte externa. Além do Mix Mateus e do Eletro Mateus, o local já abriga, desde setembro, a sede administrativa do grupo maranhense no Ceará. Considerando o período de obras e fornecedores envolvidos para abertura, foram cerca de 600 empregos gerados.
Como antecipado pela colunista Ingrid Coelho do Diário do Nordeste, o Mix Mateus do José Walter, na galeria de lojas na área externa do empreendimento, contará com uma academia Smart Fit.
Expansão do Mateus no Estado
Somente no Ceará, o Grupo Mateus passa a contar com 15 lojas, sendo 12 atacarejos (Mix) e três varejos (um Eletro e dois supermercados). O Estado é o quarto com maior presença da companhia, atrás apenas do Maranhão — sede da empresa — Pará e Piauí.
"Somadas, as duas novas unidades são responsáveis pela geração de 495 novos empregos diretos para a cidade, entre quadros administrativos e funcionários da nova loja. Ao todo, a companhia já conta com 3.410 colaboradores em todo o estado, que se somam a um corpo funcional que já inclui mais de 60 mil pessoas", explica o grupo.
De acordo com informações divulgadas aos investidores da empresa, o Grupo Mateus contava, até o início de setembro, com 450 lojas em operação. Desse total, 88 são de atacarejo, 76 de varejo e 104 de eletro. Outras 182 unidades são de conveniência.
Vale lembrar que o Ceará é um estado considerado foco para a companhia. Além de abrir lojas do Eletro Mateus, o grupo pretende, até 2029, inaugurar 12 novas unidades de Mix Mateus em Fortaleza e na Região Metropolitana. Também está prevista a abertura de unidades da bandeira Armazzém, de conveniência, em território cearense.