Como saber se seu nome está 'sujo'; veja formas de regularizar o CPF

Na internet, há duas formas: pelo site do SPC ou do Serasa Experian

Escrito por Redação ,
CPF
Legenda: Cadastro de empresas especializadas mostra como está seu nome
Foto: Rafapress/Shutterstock

"nome sujo" na praça é um impeditivo para fazer compras a prazo, conseguir empréstimos em banco, cartões de crédito e outras transações no mercado. Por isso, é importante que manter o CPF regularizado.

Para saber se o seu nome está nessa condição, é preciso consultar o cadastro de empresas especializadas em registrar a inadimplência de consumidores.

Veja também

Vale lembrar que as dívidas podem ser consultadas, liquidadas ou parceladas. Inclusive, a Serasa tem um cadastro com quase 65 milhões de CPFs inadimplentes, o que soma mais de 200 milhões de dívidas.

No site, será preciso fazer um registro informando nome completo e data de nascimento, que vai gerar um login e uma senha. Veja abaixo onde pesquisar.

Como descobrir se o nome está sujo?

As consultas devem ser realizadas em duas principais plataformas que reúnem as dívidas abertas de cada pessoa e fazem o acompanhamento da situação cadastral.   

  • Serasa Experian

Para consultar no Serasa, que é gratuito, deve-se acessar o site ou ou aplicativo do Serasa (disponível tanto no Google Play e na App Store).

Depois disso, basta fazer um cadastro e clicar em consultar "Meu CPF". Depois disso. Você terá acesso às informações cheques sem fundo, protestos em cartório, ações judiciais ou outras dívidas em seu nome. 

  • Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Já o SPC é pago. Os planos variam de R$ 9,90 a R$ 16,90, conforme mostra o site. Da mesma forma que o Serasa, basta entrar no endereço virtual ou aplicativo para realizar a consulta com os seus dados. 

Como limpar o nome?

Após descobrir a origem das dívidas, o consumidor deve procurar diretamente a empresas ou pode realizar o pagamento pelas plataformas citadas acima. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados