Veja como saber se o seu nome está 'sujo' e como limpá-lo

Na internet, há duas formas: pelo site do SPC ou do Serasa Experian

Escrito por Redação ,
Boletos
Legenda: Consumidores devem ficar atentos para não ficarem com o nome sujo na praça
Foto: Kid Júnior / SVM

O "nome sujo" na praça é um impeditivo para a concessão de crédito, financiamentos imobiliários e outras transações no mercado. Situação que pode gerar problemas ao planejamento financeiro da família ou mesmo dos negócios devido às restrições. 

Veja também

Segundo o mestre em Economia e diretor da Compliance Contabilidade, Rondinelly Coelho, é fundamental o acompanhamento constante da situação cadastral para evitar surpresas desagradáveis. 

“É comum que o consumidor só descubra estar com o nome sujo quando existe uma necessidade de utilizá-lo para uma compra, um crediário ou financiamento. Neste momento de necessidade, a compra ou transação não é autorizada”, diz.

“Por isso, é importantíssimo que a pessoa seja proativa para fazer consultas prévias antes de realizar a busca por crédito”, frisa. Veja abaixo orientações para descobrir se o nome está 'sujo' e como limpá-lo. 

Como descobrir se o nome está sujo 

Segundo Rondinelly, as consultas devem ser realizadas em duas principais plataformas que reúnem as dívidas abertas de cada pessoa e fazem o acompanhamento da situação cadastral.   

  • Serasa Experian

Para consultar no Serasa, que é gratuito, deve-se acessar o site ou ou aplicativo do Serasa (disponível tanto no Google Play e na App Store).

Depois disso, basta fazer um cadastro e clicar em consultar "Meu CPF". Depois disso. Você terá acesso às informações cheques sem fundo, protestos em cartório, ações judiciais ou outras dívidas em seu nome. 

  • Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)

Já o SPC é pago. Os planos variam de R$ 9,90 a R$ 16,90, conforme mostra o site. Da mesma forma que o Serasa, basta entrar no endereço virtual ou aplicativo para realizar a consulta com os seus dados. 

Como limpar o nome?

Após descobrir a origem das dívidas, o consumidor deve procurar diretamente a empresas ou pode realizar o pagamento pelas plataformas citadas acima,. 

Rondinelly frisa que a negociação é fundamental para o abatimento dos juros. Portanto, deve-se buscar o meio que oferece melhores condições. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.