Cartão FNE busca alavancar negócios
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) lança hoje, às 12h, na sede da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Cartão FNE, instrumento que vai facilitar a compra de bens e serviços financiados com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). De acordo com a instituição financeira, o Cartão FNE permitirá o parcelamento em até 72 meses para a aquisição de máquinas, veículos e equipamentos, com direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros do Fundo.
> Produção industrial no CE avança por 2 meses
"Esse é um produto inovador que chega ao mercado para conferir mais agilidade, segurança e transparência ao processo de crédito. O cliente poderá utilizar o Cartão FNE para obter financiamentos com recursos do Fundo Constitucional para investimento ou capital de giro", diz o presidente do BNB, Marcos Holanda.
Voltado neste primeiro momento para empresas de micro e pequeno porte, o Cartão FNE permite, com base em uma linha de crédito rotativa e de limite pré-aprovado, o financiamento para aquisição isolada de bens de produção, insumos e mercadoria para estoque (no caso de empresas comerciais).
Além do presidente do BNB, o lançamento do Cartão FNE contará ainda com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana e dos governadores de quatro estados do Nordeste, além de senadores. Também estarão presentes, os presidentes das federações das indústrias dos nove estados do Nordeste, além do Espírito Santo.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Economia e Estratégia da Fiec, Fernando Castelo Branco, cada empresa que adquirir o cartão poderá ter um crédito superior a R$ 1 milhão.
O cartão será disponibilizado para empresas localizadas em toda a área de atuação do BNB e as indústrias só poderão comprar de fornecedores previamente cadastrados no Banco.