Flávio Ibiapina é o novo presidente da Unimed Fortaleza
Ele recebeu 79,75% dos votos dos 3.556 médicos cooperados que compareceram à AGO ontem realizada. Seu mandato é para o período 2026-2030
Foi eleita ontem, em Assembleia Geral Extraordinária, a nova diretoria da Unimed Fortaleza, que será presidida ginecologista-obstetra Flávio Lúcio Pontes Ibiapina, cuja chapa recebeu quase 80% dos votos dos médicos cooperados. Ele substituirá o Dr. Marcos Aragão, cuja gestão é considerada excelente pelo universo dos cooperados.
A diretoria eleita é formada por Marcos Antônio Aragão de Macedo, eleito diretor Administrativo-financeiro; João Osmiro Barreto, diretor Comercial; Marcus Valerius Sabóia Rattacaso, diretor de Provimento de Saúde; e Patrícia Lopes de Souza, diretora de Recursos Próprios. Também foram eleitos os integrantes do Conselho de Administração, do Conselho Técnico e, por votação individual, três membros efetivos e três suplentes que comporão o Conselho Fiscal.
Doutor em Saúde Coletiva, o Dr. Flávio Ibiapina construiu sua trajetória integrando assistência médica, ensino e gestão em saúde. No Sistema Unimed, acumula ampla experiência em cargos estratégicos, tendo atuado como diretor de Recursos Próprios e, mais recentemente, como diretor Administrativo-financeiro da Unimed Fortaleza, entre 2023 e 2026. Nesse período, destacou-se por seu trabalho voltado para a governança, finanças, tecnologia e estruturação de serviços.
"Essa vitória nasceu do diálogo e da construção de uma cooperativa forte. A troca de gestão não é um ponto final, é um recomeço. Espero que essa união continue ajudando a construir uma cooperativa cada vez mais transparente e dedicada aos nossos cooperados, clientes e colaboradores. Hoje, celebramos a força do cooperativismo, fruto de uma vitória histórica. Desejo que este seja o ponto de partida de uma nova e grande jornada", como disse o novo presidente da Unimed Fortaleza.
Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 375 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica e obstétrica, internação obstétrica, adulta e pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.
Em 2025, a Unimed Fortaleza tornou-se a primeira rede de saúde privada do mundo acreditada com nível Diamante no padrão internacional Qmentum 360º, concedido pela Quality Global Alliance (QGA), representante da Health Standards Organization (HSO), do Canadá.
Veja também