Brasileiro deve gastar R$ 116 por presente para o Natal, diz CNDL/SPC Brasil
Mais de 110 milhões de brasileiros pretendem ir às compras e devem adquirir entre quatro e cinco presentes
As compras de Natal devem ser responsáveis pela injeção de R$ 53,5 bilhões na economia. De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 110,1 milhões de consumidores devem presentar alguém nas festas natalinas deste ano, cerca de 72% dos entrevistados.
A intenção de compra para o Natal é reforçada entre as classes A e B, com 83% dos entrevistados nessa categoria respondendo que pretendem, sim, ir às compras para presentear. De acordo com o levantamento, apenas 9% disseram que não vão presentar - 26% porque não gostam ou não tem o costume, 23% por estarem desempregados e 17% por não ter dinheiro. Outros 19% ainda não decidiram.
O valor de R$ 53,5 bilhões a ser movimentado se assemelha ao patamar do ano passado. Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a injeção desse volume de recursos na economia reforça o porquê a data é a mais aguardada do ano para consumidores e comerciantes. "Embora o cenário econômico atual não esteja tão favorável, a expectativa positiva para o Natal dá indícios sobre a disposição dos brasileiros em consumir", afirma Pellizzaro Junior.
Em média, os consumidores ouvidos na pesquisa devem comprar entre quatro e cinco presentes. O levantamento revela que o número dos que pretendem desembolsar entre R$ 101 e R$ 200 com presentes cresceu na comparação com 2017, passando de 10% para 16%. Esse percentual chega a mais de um terço (33%) na faixa acima de 55 anos. Há, contudo, uma parcela considerável de consumidores (33%) que ainda não decidiu qual ao valor a ser desembolsado.
Forma de pagamento
De acordo com o levantamento, a maioria dos entrevistados (57%) vai optar por uma modalidade de pagamento à vista - percentual que sobe para 61% nas classes C, D e E. Os que vão utilizar alguma modalidade de crédito somam 40% dos compradores, dos quais 26% vão recorrer ao cartão de crédito parcelado, 10% preferem pagar no cartão em parcela única e apenas 2% devem usar o cartão de lojas.
Na média, as compras parceladas serão divididas entre quatro e cinco vezes, o que significa para o consumidor comprometer parte de sua renda com prestações de Natal até a Páscoa do próximo ano. Para 54% das pessoas ouvidas pela pesquisa que irão dividir o pagamento de suas compras, a escolha pelo parcelamento deve-se à falta de condições em comprar todos os presentes de uma única vez, enquanto 29% preferem parcelar para garantir sobras de dinheiro no orçamento e 25% esperam poder comprar presentes melhores.