Em qual ano o BBB teve duas edições? Confira curiosidades do programa no ano do penta
Veja os melhores momentos das primeiras edições do BBB
No ar desde 2002 na TV Globo, o Big Brother Brasil (BBB) chegou neste ano a sua 22ª edição. Na maioria das vezes, o programa é realizado anualmente.
Você pode não saber, mas houve um ano em que o BBB teve duas edições. Confira:
Em qual ano o BBB foi realizado duas vezes?
No primeiro ano do BBB, 2002, duas edições foram ao ar, com pouco mais de um mês entre uma e outra.
O BBB 1 teve 64 episódios e passou entre 29 de janeiro e 2 de abril. Já o BBB 2 contou com 71 episódios, exibidos na TV Globo entre 14 de maio e 23 de julho.
Aproveitando o momento sobre curiosidades do maior reality do País, o Diário do Nordeste destacou os melhores momentos das primeiras edições do BBB.
Como era o mundo em 2002, ano do penta do Brasil e da estreia do BBB?
Além da estreia do BBB, outro fato muito importante marcou o ano de 2002. A Copa do Mundo aconteceu em dois países, Japão e Coreia do Sul. O penta da seleção brasileira de futebol veio após sete jogos e sete vitórias, com time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.
Os jogos tiravam o sono dos brasileiros, com partidas às 3h30 da madrugada, às 6h e às 8h da manhã. Quem não se emocionou junto quando Cafu ergueu a taça e trouxe o título histórico para o Brasil?
O Brasil também perdeu grandes personalidades em 2002. Chico Xavier morreu aos 92 anos no dia 30 de junho, justamente quando o Brasil conquistou o penta. E Claudinho, da dupla com Buchecha, faleceu no mesmo ano.
Na época, Fernando Henrique Cardoso era o presidente do país e vivia os últimos meses de seu mandato. O dólar americano estava em média cotado a R$ 3 e o mundo ainda vivia sob o medo gerado pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Na televisão, "O Clone" era a novela do momento, protagonizada por Giovanna Antonelli e Murilo Benício. Atualmente, é transmitida no 'Vale a Pena Ver de Novo'. Já o filme "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres" foi a maior bilheteria do ano.
Ainda em 2002, aconteceu o caso de Suzane von Richthofen, jovem que mandou matar os pais a pauladas, crime que chocou o Brasil.
Relembre curiosidades do BBB 1
BBB 1 teve Marisa Orth como apresentadora
O público pode não lembrar, mas Marisa Orth já foi uma das apresentadoras do BBB, ao lado de Pedro Bial. Depois de algumas semanas no ar, porém, a atriz deixou o programa, e Pedro Bial se consolidou sozinho na apresentação.
A primeira edição do BBB foi exibida diariamente, com episódios que variavam entre 10 e 45 minutos, apresentando imagens ao vivo e um resumo dos principais acontecimentos do dia.
Às terças-feiras, quando um dos participantes era eliminado, o programa tinha maior duração. Diariamente, ao longo da programação, a jornalista Renata Capucci entrava no ar, ao vivo, com o 'De Olho no Big Brother', que mostrava flashes da casa.
Primeira prova de resistência
A primeira prova de resistência do programa aconteceu no dia 29 de janeiro de 2002, primeiro dia de competição. Os participantes tinham que ficar o maior tempo possível dentro de um carro. Quem ganhasse a prova levaria o veículo. Adriano resistiu por mais de 14 horas e foi o vencedor.
Veja também
Primeiro paredão da história
Com Marisa Orth ainda no comando do programa, Caetano e Helena enfrentaram o primeiro paredão da história do reality. O brother levou a pior e recebeu 55% dos votos do público. Relembre:
Kleber Bambam e Maria Eugênia
Kleber Bambam, campeão do BBB 1, passou por dificuldades durante o confinamento, em 2002. Carente, o participante construiu uma boneca com utensílios da casa e a batizou de Maria Eugênia, que se tornou inseparável do brother.
A produção acabou levando a boneca da casa e Bambam ficou desolado, criando a primeira grande pérola da história do BBB. Assista:
Primeiro vilão do BBB
O baiano Adriano Castro é o criador do termo "paredão". O artista plástico foi o primeiro a usar a palavra para definir a berlinda. O termo acabou sendo usado por todos os brothers e também viralizou entre o público. Logo depois, a palavra se tornou oficial no vocabulário do programa.
Sem papas na língua, Didi, como era chamado pelos confinados, acabou virando o primeiro vilão do BBB, vencido por Kleber Bambam.
Veja também
Primeira briga
Uma lata de leite condensado foi o motivo da primeira briga da história do BBB, já no ano de estreia do reality, em 2002.
A briga, no BBB1, foi protagonizada por Cristiana Mota e Bruno Saladini, após o brother comer toda a lata do doce sem compartilhar com os outros integrantes da casa. Relembre:
>> Relembre as maiores brigas do BBB
BBB 2
Por conta do sucesso da primeira edição do reality show, a Globo decidiu colocar no ar o BBB2, pouco mais de um mês após o fim da temporada de estreia.
A seleção dos participantes começou em março, utilizando-se parte das inscrições feitas para o BBB 1, além de olheiros, segundo a 'Memória Globo'. A edição teve 71 dias de transmissão – uma semana a mais do que a primeira.
O vencedor foi o treinador de cavalos Rodrigo, o Caubói, que recebeu 65% dos votos do público e R$ 500 mil de prêmio. Em segundo lugar ficou Manuela, com 35% dos votos. Ela ganhou 30 mil reais e, logo após, posou para a revista Playboy.
Rodrigo, vencedor da edição, conquistou o público por sua simplicidade. Ele tinha o hábito de conversar com uma santinha colada dentro de seu chapéu de vaqueiro. Na grande final, a plateia usava chapéus para simbolizar a torcida.
Lançada em tempo recorde, esta edição do BBB precisou manter a estrutura já existente da casa. A equipe do programa conseguiu, no intervalo de poucas semanas entre uma edição e outra, fazer alterações na decoração dos ambientes. Os cômodos ganharam novas cores e papéis de parede, e os móveis, novos estofados.
As polêmicas da participante Tina
O BBB 2 gerou muitas polêmicas pelo comportamento de alguns participantes. A jogadora de futebol Tina ficou famosa por bater panelas, gritar e bagunçar o quarto, arremessando todas as roupas dos companheiros de reality no chão.
As atitudes de Tina não foram bem vistas pelos outros participantes, que revidaram os insultos. O público também não se agradou com as confusões da sister, eliminada com 63% na segunda semana. Relembre os principais momentos.
Cida ouve voz da irmã e descobre sua morte
A participante Cida passou por uma experiência sobrenatural no BBB2. Deitada tomando sol, a sister ouve uma voz a chamando diversas vezes e, logo depois, ela descobriu que sua irmã morreu. A notícia foi dada por Pedro Bial no mesmo dia à noite, durante a transmissão do programa. Assista: