Vacinação contra a Covid-19 vai começar com profissionais de saúde, idosos e indígenas
A delimitação do grupo prioritário consta em plano preliminar divulgado nesta terça-feira (1º) pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a Covid-19 deve começar com os profissionais da área de saúde, idosos a partir de 75 anos ou maiores de 60 - mas que vivam em asilos ou instituições psiquiátricas - e com a população indígena.
> Confira perguntas e respostas sobre a vacina contra a Covid-19
> Meio mais seguro de combater Covid-19, vacina divide opiniões
> Covid-19: Pesquisadores cearenses solicitam patente para novo uso de vacina veterinária em humanos
> Ceará contabiliza 9.638 mortes e mais de 301 mil casos de infecção por Covid-19
A delimitação do grupo prioritário consta em um plano preliminar, que foi divulgado nesta terça-feira (1º) pela pasta, por meio de nota.
O ministério prevê quatro fases da vacinação da população, que não vai abranger toda a população brasileira no próximo ano, como já havia sido adiantado.
A segunda fase da vacinação será destinada às pessoas que tenham entre 60 e 74 anos.
A etapa seguinte prevê a imunização de pessoas com comorbidades que apresentam maior risco de agravamento da doença, como os portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares, cita o ministério.
A última etapa deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.
Veja também
A nota do ministério reforça que se trata de "definições preliminares" da estratégia que vai pautar a vacinação da população contra o novo coronavírus.