Quem é a primeira mulher a comandar o Quartel do Comando Geral da PMCE?

Vanesca Lopes tem carreira extensa e série de condecorações na corporação

Escrito por Redação ,
Vanesca Lopes assume o comando do Quartel de Comando Geral da Polícia Militar do Ceará
Legenda: Agente é descrita por colegas como "atenciosa" e "empática"
Foto: Reprodução/redes sociais

Antes tenente-coronel, Vanesca Francisca Lopes de Sousa entrou para a história na última quarta-feira (8), data em que se celebra o Dia da Mulher, quando tornou-se a primeira mulher a assumir o comando do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (QCG).

Veja também

Para chegar à posição, a agente não trilhou um caminho fácil: começando sua jornada dentro da polícia em fevereiro de 1995, Vanesca precisou construir uma carreira sólida.

JORNADA

Em seu currículo, diversos cursos da área militar podem ser destacados, desde “Manuseio Técnico e Psicológico de Armas Letais” à especialização em “Altos Estudos de Segurança Pública e Brigada de Incêndio”. Vanesca ainda conta com formações que a ajudarão na nova empreitada, como “Segurança de Autoridades” e “Aperfeiçoamento de Oficiais”.

Ao longo dos últimos 28 anos de carreira na segurança cearense, a oficial foi condecorada com as medalhas José Moreira da Rocha, José Martiniano de Alencar, Desembargador Moreira e Machadinha Simbólica. Os símbolos são uma forma de reconhecer e valorizar a dedicação da agente em suas funções.

A policial também foi homenageada com as barretas de Ensino e Instrução, e de Mérito Policial.

“Tenho ciência da responsabilidade e do grande desafio que é ser a primeira mulher da corporação à assumir o comando do Quartel do Comando Geral”, disse

Para o futuro, ela se mostrou otimista, e declarou que seu principal objetivo é servir, tanto os agentes quanto a sociedade, da melhor maneira possível. Para a oficial, é crucial que todos se sintam acolhidos e bem recebidos pela instituição.

A nomeação foi bem recebida. Nos comentários da publicação feita pela PM-CE, em que a corporação anuncia a novidade, diversos perfis falaram sobre a empatia e competência da oficial.

“No CPM, sempre demonstrou empatia, leveza e atenção. Espero que assim seja na nova empreitada” escreveu um dos usuários.

Vários outros ex-alunos do Colégio Policial Militar (CPM) e colegas da agente também deixaram suas felicitações, afirmando estar orgulhosos e confiantes de que Vanesca terá sucesso na nova empreitada.

“Alunos e ex-alunos do CPM, que tiveram o prazer de conviver com ela, certamente estão super orgulhosos. Ela sempre foi um exemplo” publicou outro perfil.

.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados