Projeto para reforçar abastecimento de água no Interior vai beneficiar 9 cidades em etapa piloto

Na primeira fase da iniciativa, deve ser construído um canal de quase 700 km que beneficiará mais de 280 mil cearenses

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Torneira com água pingando
Legenda: O proposta deve levar água tratada para nove municípios do Sertão Central
Foto: divulgação/Cagece

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (4), um projeto para reforçar o abastecimento hídrico do Interior do Estado, chamado  Malha D'água. Nesta fase, o programa terá um investimento previsto de R$ 643 milhões, que deve beneficiar 280.682 cearenses, em 9 municípios. 

"O Ceará é um estado semiárido que a gente sabe que sofre com essas inconstâncias climáticas. [Então], há uma necessidade da gente universalizar o acesso à água, principalmente nos distritos do Interior e o projeto Malha D'água surgiu a partir daí", explicou o governador Camilo Santana.    

Segundo o gestor, a primeira etapa é um piloto e propõe a construção do Sistema Adutor Banabuiú — Sertão Central, com quase 700 km de extensão, sendo 291,61 km do canal principal e 396,48 km de ramais.

Veja também

A obra deve levar água tratada do terceiro maior reservatório hídrico do Estado, o Açude Banabuiú, a nove municípios e 38 distritos através de adutoras com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica do Estado. 

"A meta é acabar com aquela história do carro-pipa tendo que levar água para as comunidades rurais desses municípios cearenses." 
Camilo Santana
Governador do Ceará

As cidades que devem ser beneficiadas são:   

  • Banabuiú;
  • Solonópole;
  • Jaguaretama;
  • Milhã;
  • Deputado Irapuan Pinheiro;
  • Senador Pompeu;
  • Piquet Carneiro
  • Mombaça;
  • Pedra Branca.

O projeto ainda prevê a construção de uma estação de tratamento para tratar a água do reservatório que será encaminhada para as localidades, beneficiando mais de 280 mil habitantes. 

No evento de lançamento, realizado no Palácio da Abolição, o governador Camilo Santana esclareceu também que os R$ 643 milhões que devem ser investidos nessa etapa do Malha D'água são provenientes de um financiamento firmado entre o Estado e uma instituição financeira, unilateralmente

Na ocasião, o gestor e o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, assinaram a ordem de serviço da nova estratégia.

Telegram 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados