Prédio desaba no Novo Mondubim, em Fortaleza, após chuva e moradores são resgatados por vizinhos
A costureira Adália Braga relata que dormia em casa com o marido e o filho de 14 anos quando ouviu o estrondo
Um prédio de três andares desabou, na manhã deste domingo (17), no bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, após fortes chuvas. Apenas uma família vivia na construção, e foi resgatada por vizinhos sem grandes ferimentos. Isso porque eles moravam no último andar que, por ser sustentado por outra estrutura, ficou de pé, mas com rachaduras.
A costureira Adália Braga relata que dormia em casa com o marido e o filho de 14 anos quando ouviu o estrondo. Ao abrir a porta da sala, percebeu que o corredor e a escada do edifício estavam destruídos, impossibilitando a saída do imóvel.
Veja também
Ao ouvir os gritos de socorro, os vizinhos, então, posicionaram duas escadas portáteis para que a família pudesse deixar o local com celeridade e segurança.
A Defesa Civil de Fortaleza isolou o prédio desabado e outras construções do quarteirão, tanto residenciais quanto comerciais. Ao todo, dez imóveis foram interditados. A família de Adália saiu com a roupa do corpo e não pôde recuperar seus pertences, devido ao comprometimento da estrutura que os sustentava.
Chuva na Região Metropolitana
Esse não foi o único desabamento registrado no fim de semana, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em Maranacaú, no Conjunto Jereissati II, um prédio de dois andares, que funcionava como ponto de aluguel de dormitórios, desabou na noite de sábado (16).
O proprietário, Francisco de Souza, mora em uma casa ao lado, que foi atingida por parte dos destroços. Outra residência, que abrigava uma mulher e crianças, também foi comprometida. A Defesa Civil interditou os imóveis.
Segundo Souza, o acidente aconteceu porque "fizeram um serviço malfeito (de reforma) e começou a derramar água em cima da coluna", situação que piorou com a chuva, levando à queda da estrutura.
No momento, a latera da casa foi atingida, bloqueando a passagem. Ele, que é policial penal aposentado, estava na cozinha e precisou ser resgatado por bombeiros.
Apesar disso, a reportagem constatou, na manhã deste domingo (17), que o morador insistiu em ficar na casa, mesmo interditada pela Defesa Civil.