Por que o Exército convocou reservistas e como será o treinamento no CE
Atividade será remunerada, ocorrerá em agosto e funcionará como atualização de práticas e regulamentos do Exército Brasileiro
Entre os dias 15 a 26 de agosto, o Exército Brasileiro em Fortaleza realiza mais um Exercício Operacional de treinamento de reserva mobilizável, destinado a reservistas licenciados entre os anos de 2018 e 2022. Eles precisaram se apresentar ao 23º Batalhão de Caçadores (23º BC) na última segunda-feira (11).
O exercício é obrigatório e possui penalidades, caso o convocado não se habilite a participar, conforme a legislação do serviço militar. De acordo com o Exército Brasileiro, os dispensados pela força armada não entraram na lista de convocados.
A convocatória obrigatória é anual e está resguardada pela Lei do Serviço Militar. Entre os principais objetivos, estão praticar e avaliar a eficiência do Sistema de Mobilização e atualizar dados da Reserva.
A Seção de Comunicação Social da 10ª Região Militar (10ª RM) respondeu às principais dúvidas sobre a atividade:
Quantos reservistas são esperados para o Exercício?
840 reservistas se apresentaram e, desses, 138 participarão do exercício, vestindo a farda novamente. Em termos médios, cerca de 20% dos que se apresentam participam do exercício.
O Exercício será realizado no Ceará?
Sim, a mobilização ocorrerá na cidade de Fortaleza.
Quais atividades costumam ser realizadas nos Exercícios?
Recapitulação das instruções de tiro, Garantia da Lei da Ordem (GLO), readaptação de motoristas às viaturas militares e a atualização em regulamentos, como o Regulamento de Uniformes do Exército.
Haverá remuneração para os participantes? Quanto?
Sim. O pagamento será proporcional ao período do exercício (12 dias) e correspondente ao posto e graduação de cada reservista. A remuneração mensal atual de soldados a sargentos varia de R$1.078 a R$5.483.
Veja também
O reservista pode ter falta justificada no trabalho para o Exercício ?
Os incorporados que possuem vínculo empregatício deverão ter as faltas abonadas, conforme a Lei do Serviço Militar nº 4.275, de 1964. Para isso, será enviado uma correspondência do Comando do 23º Batalhão de Caçadores ao órgão empregador.
O que ocorre após o Exercício?
Após o Exercício, será realizada a desmobilização daqueles que participaram, com a inspeção de saúde e a emissão de um novo Certificado de Situação Militar (para os oficiais) ou Certificado de Reservista (para sargentos, cabos e soldados), atualizando os seus tempos de serviço.