Ministério Público pede interdição de abrigo municipal por condições insalubres em Fortaleza

Prefeitura afirma que Casa de Passagem para pessoas em situação de rua pode mudar de prédio

Escrito por Redação ,
abrigo em fortaleza
Legenda: Condições físicas do local estão deterioradas
Foto: Divulgação/MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) solicitou à Justiça a interdição da Casa de Passagem Elizabeth de Almeida Lopes, no bairro Benfica, em Fortaleza, por condições insalubres e "situações indignas para habitação". O local é um abrigo municipal para pessoas em situação de rua administrado pela Prefeitura.

O órgão constatou, após visita, que a estrutura física do prédio está deteriorada e que há problemas de "limpeza, organização, salubridade, acessibilidade, segurança, recursos humanos, alimentação e outras garantias mínimas ao abrigados".

Veja também

A ação civil pública proposta pelo MPCE foi distribuída à 7ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza. Em nota, a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informa que não foi oficialmente notificada sobre o pedido de interdição. 

Sobre as condições físicas do abrigo, a pasta afirmou que providências para a reforma são tomadas desde dezembro do ano passado. Nesta sexta-feira (27), inclusive, uma vistoria técnica foi realizada para fornecer mais dados à Secretaria. 

Possível transferência de imóvel 

A SDHDS afirmou que há possibilidade de a Casa de Passagem ser transferida para outro imóvel, apesar dos esforços para melhorias na unidade, que fica localizada na avenida da Universidade. 

"A Prefeitura de Fortaleza vem realizando ações para o melhoramento contínuo nos equipamentos de Proteção Especial de Alta Complexidade, estando em processo de homologação de licitações para a aquisição de mobiliário e colchões. Com a conclusão desse processo, serão destinados novos beliches e colchões e roupas de cama para os equipamentos", diz nota. 

Segundo o MPCE, 11 pessoas idosas residiam no local no momento da vistoria. Conforme a SDHDS, o local é um serviço oferecido temporariamente para garantir a "proteção especial de alta complexidade a pessoas em situação de rua em Fortaleza". 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados