Ministério da Saúde corrige número de doses de vacina contra a dengue enviadas ao Ceará; entenda
Na quinta-feira (25), o Governo Federal havia informado que o Estado receberia 169,5 mil doses, mas serão enviadas apenas 38,5 mil
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, nesta sexta-feira (26), que quatro municípios do Estado receberão, ao todo, 42,3 mil doses de vacinas contra a dengue. O número é bem menor que o divulgado pelo Ministério da Saúde nessa quinta (25), que previu o envio de 169,5 mil doses para o Estado.
O novo dado foi confirmado também nesta sexta pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, que irá corrigir a informação em uma nova nota técnica.
De acordo com os novos números, a Capital ainda concentra o maior número de vacinas recebidas contra a doença, com 38,5 mil doses. Veja a distribuição abaixo.
Quantitativos de doses de vacina Dengue a receber no Ceará
- Fortaleza: 38.594
- Aquiraz: 1.357
- Eusébio: 1.410
- Itaitinga: 1.017
De acordo com as autoridades sanitárias estaduais, o lote enviado para o Ceará deve cobrir apenas 25% da população entre dez e 14 anos de idade.
Veja também
Vacinação deve começar em maio
Nas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que a vacinação contra a dengue começará a partir de 13 de maio. A data foi definida em acordo com os quatro municípios que receberão os imunizantes, segundo critérios do Ministério da Saúde.
"O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer essa vacina no sistema público de saúde. A medida colabora para a redução do número de casos da doença. Mas, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem continuar, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros", alertou o governador.