Junho Vermelho: entenda a campanha de incentivo à doação de sangue

Neste mês, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

Escrito por Matheus Facundo e Bruna Damasceno ,
Pessoa doando sangue
Legenda: No Ceará, o Hemoce iniciará campanha de divulgação para incentivo a doadores voluntários
Foto: Thiago Gadelha

Este 1º de junho marca o início da campanha Junho Vermelho, ação que objetiva incentivar a doação de sangue em hemocentros de todo o Brasil. Neste período, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, instituído em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde. 

A data é, segundo o Ministério da Saúde, uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista da Áustria que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) participa do Junho Vermelho. Segundo Luciana Carlos, diretora-geral do órgão, as comemorações vêm mostrar a importância da doação voluntária e altruísta. 

Veja também

Com a campanha, o mês é transformado "em um período de doação voluntária altruísta aqui no nosso país", explica a gestora do Hemoce. 

"Quantas vidam cabem em uma só?" 

O tema escolhido pelo Hemoce para trabalhar o incentivo à doação é "Quantas Vidas Cabem em uma Vida só?". Ela foi concebida pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH) e está sendo usada em outros hemocentros brasileiros, por meio do grupo Hemocentros Unidos. 

A ideia, de acordo com Luciana Carlos, é informar sobre a doação voluntária e agradecer aos doadores.

"Agradecer aquelas pessoas que já entenderam isso. É por causa dessas pessoas, desse compromisso e desses doadores voluntários e altruístas, que há tanto tempo a gente faz o atendimento a todos os pacientes que precisam de transfusão no Ceará, sem atropelo e sem problema", avalia a diretora. 

Corrente de solidariedade 

Luciana Carlos conta que espera que as doações aumentem em junho, pois o Hemoce sempre faz ações itinerantes, e ainda mais com a estrutura da campanha. Ela avalia que sempre há uma "grande corrente de solidariedade". 

Graças a todos os doadores voluntários de sangue que comparecem aos hemocentros do Estado rotineiramente a gente tem um conforto muito grande e uma certeza de que todos os pacientes que precisam de transfusão nos hospitais do SUS no Ceará, e até em outros hospitais, a gente consegue atender com rapidez, com segurança, para que nenhum paciente tenha o seu tratamento comprometido por falta de componentes
Luciana Carlos
Diretora-geral do Hemoce

Como doar sangue? 

  • Estar saudável
  • Estar bem alimentado
  • Pesar acima de 50kg
  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Apresentar documento oficial com foto

ATENÇÃO: Os candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em doador.hemoce.ce.gov.br.

O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias.

INTERVALO PARA DOAÇÃO DE SANGUE

  • Homens podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
  • Mulheres podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados