Ideb: CE supera meta da educação no Ensino Fundamental, mas não atinge objetivo no Ensino Médio

Desempenho das redes escolares no Estado ficou estável em relação ao último levantamento, antes da pandemia da Covid-19

Escrito por Nícolas Paulino , nicolas.paulino@svm.com.br
Legenda: Resultados do Ideb são divulgados a cada dois anos e aferem o desempenho escolar de alunos da rede pública.
Foto: Fabiane de Paula

O Ceará atingiu parcialmente a meta de aprendizagem no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16). As séries do Ensino Fundamental superaram o objetivo, mas o Ensino Médio ficou abaixo do ideal.

Essa análise é atípica porque foi realizada no contexto da pandemia, quando a realidade das escolas foi atravessada por diversas mudanças tanto na rotina de alunos e professores quanto nas avaliações dos estudantes.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em provas específicas e taxas de aprovação de estudantes ao final das etapas de ensino: 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Cada estado, município e escola têm metas diferentes estabelecidas. 

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Estado atingiu nota de 6,3. Embora ultrapassando a meta de 5,4 estabelecida para 2021, o índice ficou abaixo do atingido no Ideb 2019, quando chegou a 6,4 (o maior da série histórica). Ainda assim, foi o terceiro melhor desempenho do País, atrás só de Santa Catarina (6,5) e Distrito Federal (6,4).

Já os anos finais (6º ao 9º) atingiram seu melhor desempenho, com nota 5,5, também superando a meta que era de 5,1. Na última edição, em 2019, a nota havia sido 5,4. Nesta etapa, o Ceará empatou com São Paulo na 1ª colocação.

O Ensino Médio ainda é a etapa mais sensível para o Estado. Pela quinta edição seguida, o Ceará não superou a meta: para 2021, ela era de 5,1, mas a nota consolidada foi de 4,3 - abaixo de 2019, quando tirou 4,4. No ranking nacional, esta etapa de ensino ficou em 7º lugar.

Nas últimas quatro edições, o Estado vinha atingindo melhores resultados em todas as três categorias. No Ensino Fundamental, o crescimento ocorreu em toda a série histórica. Confira:

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Victor Godoy, reconheceu que os dados poderiam apresentar "distorções" por causa da pandemia, quando as escolas foram fechadas para evitar o contágio do coronavírus. Porém, defendeu que eles "são comparáveis com a série histórica".

Por outro lado, no mesmo evento, Maria Helena Guimarães, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), afirmou que a comparação não deve ser realizada nesta edição porque as notas devem ser utilizadas para "ver os danos da pandemia e enfrentar os desafios".

Já os representantes do Inep permitem a comparabilidade, mas "com cautela", reconhecendo o contexto educacional atípico do período e sugerindo a análise amparada na melhoria do processo educacional no cenário pós-pandemia.

Destaques na última edição

No Ideb 2019, nove das 10 escolas com índices mais altos do Brasil nos anos iniciais do Ensino Fundamental pertenciam ao Ceará. O maior foi registrado na Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Carmo Cardoso, em Independência, a 300 Km de Fortaleza. A unidade atingiu 9,8, nota mais alta do País.

Nos anos finais do Fundamental, 7 das 10 escolas com os maiores índices também eram do Ceará. A maior nota do país (8,7) foi da Escola Nossa Senhora Aparecida, da cidade de Granja. 

A Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Adriano Nobre, em Itapajé, se destacou entre as 10 melhores do Ensino Médio ao conseguir nota 7,1 no Ideb 2019. 

Veja também

Como é calculada a nota do Ideb?

A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep.

Para que serve o Ideb?

O Ideb permite o monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele ajuda a:

  • detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência;
  • monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;
  • direcionar programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho. 

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