HDOC 60+ disponibiliza serviços de saúde para pessoas idosas por um valor acessível

Por R$ 319,90 mensais, o clube de Saúde Preventiva conta com serviços de saúde para pessoas idosas com uma equipe multidisciplinar de profissionais para atendimentos

Escrito por Agência de Conteúdo DN ,
Legenda: HDOC 60+ disponibiliza serviços de saúde para idosos por um valor acessível
Foto: Divulgação

O envelhecimento da população brasileira é uma realidade. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população idosa representa 14,7% da população, um aumento de 39,8% no período de 2012 a 2021.

Dentro desse cenário, os cuidados com a saúde da população acima dos 60 anos precisam ser reforçados, por conta de doenças como diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outras. Como forma de ampliar a rede de apoio à saúde dos idosos, chegou ao mercado de Fortaleza o clube de saúde preventiva HDOC 60+, uma iniciativa do Grupo Coaph Saúde.

Por meio de consultas com geriatra, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e outros profissionais da saúde, o HDOC 60+ busca estimular uma vida saudável, com foco na prevenção de doenças. Para tanto, o acompanhamento com os profissionais, aliado à realização de exames, atua como forma de reduzir as chances do surgimento de doenças graves.

“Todos os benefícios do HDOC 60+, como consultas, exames, acompanhamentos e cuidados são planejados e agendados por nossa equipe de saúde. Nós entramos em contato com a pessoa idosa, seus familiares cadastrados e cuidadores, avisando os dias, locais, profissionais e horários, de forma proativa”, explica Sérgio Gomes, coordenador operacional da estratégia do HDOC 60+.

Com valor de R$ 319,90 mensais, o HDOC 60+ dá acesso aos seguintes serviços:

  • Prevenção por hábitos saudáveis e bem-estar;
  • Consultas com geriatra e médico da família;
  • Conversa com o clínico-geral;
  • Exames laboratoriais e de imagem;
  • Central de acompanhamento e cuidados;
  • Avaliações nutricional e com o educador físico;
  • Tecnologia HDOC 60+ com linha de gestão de cuidado;
  • Tyto Care (equipamento de exames à distância).

Investimento em tecnologia

Os clientes da iniciativa têm acesso à Plataforma HDOC 60+, que conta com quatro aplicações. Duas para smartphones Android e iOS, chamadas HDOC 60+ Profissional de Saúde e Cuidador/Familiar, e dois aplicativos para computadores (HDOC 60+ Gestor e Profissional de Saúde Web). Unidos, os apps permitem a comunicação e interação dos usuários com as equipes de saúde, como forma de melhorar os acompanhamentos.

Desenvolvido em Fortaleza, o HDOC 60+ tem o objetivo de atuar de forma suplementar no mercado de saúde, com um olhar humanizado para os clientes.

“A população idosa de Fortaleza tem aumentado significativamente nos últimos anos. Estima-se que, em 2050, essa população corresponderá a 30% da população total. Este cenário nos remeteu a alguns desafios, dentre os quais seria necessário que fosse realizado um acompanhamento adequado e permanente, com avaliação, planejamento, cuidados e gestão destas pessoas idosas”, pontua Sérgio Gomes.

 O gestor também detalha que a proposta do HDOC 60+ é integrar as pessoas idosas a um clube de saúde proativa, no qual serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional.

A partir de uma avaliação inicial, são considerados pontos dos clientes como idade, condição clínica, uso de polifarmácia, funcionalidade, mobilidade, síndrome da fragilidade e suporte familiar. Com essas informações, é proposto um plano de cuidado por ciclos de 12 meses para cada indivíduo.

Acompanhamento

Por meio do app HDOC 60+, os pacientes e familiares têm acesso frequente aos profissionais de saúde, para detalhes sobre remédios, lembretes de uso de medicação, ingestão hídrica e relatórios médicos atualizados.

Legenda: Divulgação

Da mesma forma, o Dr. Marco Túlio, geriatra Coordenador Médico do HDOC 60+, reforça que as práticas de prevenção podem minimizar os impactos gerados pelo processo de envelhecimento. “O HDOC 60+ alia também o acompanhamento nutricional, do educador físico e a educação preventiva, que diminuem (ou ao menos retardam) a incidência de enfermidades que surgem nessa faixa etária. Tudo isso com foco no envelhecimento mais ativo e saudável”.

Detalhes dos aplicativos da HDOC 60+

Aplicação mobile para cuidadores e familiares - Interface desenvolvida para que cuidadores e familiares possam acessar informações estratégicas sobre os cuidados com a pessoa idosa, além de fornecer informações atualizadas do acompanhamento de saúde e permitir a interação com os profissionais de saúde.

Aplicação web e mobile para profissionais de saúde - Interface voltada aos profissionais de saúde, com o propósito de permitir o acesso às informações com agilidade, riqueza de detalhes, e interação entre a equipe e cuidadores/familiares, com diversidade na possibilidade de utilização, estando disponível para web e para smartphone.

Aplicação web para gestores - Interface de gestão técnica desenvolvida para acompanhar os usuários da Plataforma HDOC 60+ VIDA e apoiar a tomada de decisão e governança no contexto do cuidado integral em saúde da pessoa idosa.

Responsáveis pelo HDOC 60+:

Dr. Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro
Médico responsável pelo Projeto Hdoc 60 +

CRM  N° 009851/CE

Médico Geriatra, de Família e Comunidade. Mestre em Saúde Pública, Doutor em Saúde Coletiva, Professor da Universidade Federal do Ceará e Coordenador Médico da estratégia HDOC 60+.

Coronel Sérgio Gomes Cavalcante

Coordenador de Políticas Públicas para Pessoas Idosas de Fortaleza e Coordenador Operacional da estratégia do HDOC 60+.

Serviço

Contato: (85) 37719790 | (85) 981633801
Instagram: @hdoc60mais
Portal: www.hdoc60mais.com.br
Endereço: Av. Heráclito Graça, 900 - Centro - Fortaleza/CE

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.