Fortaleza tem madrugada de chuvas intensas, com raios e trovões
O Inmet emitiu alerta de "perigo" causado pelas precipitações em quase 120 cidades cearenses. Aeroporto teve voos remanejados e cancelados
Fortaleza amanheceu nesta segunda-feira (26) sob chuvas intensas, com raios e trovões, que confirmaram o alerta que havia sido emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) sobre "perigo" causado pelas precipitações em quase 120 cidades do Ceará, incluindo a Capital.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) havia previsto "céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões" do Estado nesta segunda, especialmente na região Centro-Sul, cuja intensidade das chuvas poderia variar de moderada a forte.
O órgão explicou que o principal motivo das precipitações que tiveram início nesse domingo (25) foi a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que tem gerado instabilidade sobre todo o Nordeste brasileiro.
Veja também
Danos à cidade e impacto no aeroporto
No Aeroporto de Fortaleza, durante a madrugada, oito voos foram alternados e quatro cancelados, conforme balanço da Fraport. Nesta manhã, segundo a empresa, o aeroporto "permanece operacional para pousos e decolagens".
"Recomendamos que os passageiros chequem o status de seus voos com as companhias aéreas antes de se deslocarem até o aeroporto. As comunicações sobre atrasos, cancelamentos e/ou modificações nos voos são feitas pelas companhias aéreas", destacou a empresa.
Em toda a Cidade, de acordo com a Defesa Civil, foram registradas quatro ocorrências, sendo dois alagamentos, um na Paupina e outro na Lagoa Redonda, um risco de desabamento no Benfica e um desabamento parcial de uma casa no Jacarecanga — não houve vítimas.
"A Prefeitura de Fortaleza segue monitorando 24 horas os pontos mais críticos da Capital por meio da Central de Operações Integradas (COI). Uma força-tarefa formada pelas secretarias Municipal da Segurança Cidadã, Gestão Regional, Conservação e Serviços Públicos e Autarquia de Trânsito e Cidadania e Defesa Civil está atuando como forma de diminuir os impactos das chuvas na cidade", informou, em nota, o órgão.
Quedas de árvore e impacto no trânsito
Também durante a madrugada, muitos usuários das redes sociais relataram susto com os trovões. As chuvas fortes provocaram a queda de duas árvores na rua Eduardo Bezerra, no São João do Tauape, quebrando a calçada e interrompendo a passagem na via. Segundo apurado no local pela equipe da Verdinha, a queda foi por volta das 2h40 e assustou moradores da área.
Ao todo, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) contabilizou cinco quedas de árvore. E, em um destes casos, na avenida Engenheiro Santana Júnior, uma faixa da via teve de ser bloqueada e está sendo controlada por agentes de tráfego.
Já em relação aos semáforos, o órgão comunicou que "ocorrências foram contabilizadas em menos de 1% da rede semafórica em razão de falhas no fornecimento de energia elétrica e furto de cabeamento" e que "agentes e operadores atuam nos cruzamentos de maior fluxo veicular para disciplinar a circulação".
Quanto aos semáforos, ocorrências foram contabilizadas em menos de 1% da rede semafórica em razão de falhas no fornecimento de energia elétrica e furto de cabeamento. Agentes e operadores atuam nos cruzamentos de maior fluxo veicular para disciplinar a circulação.
WhatsApp do Diário do Nordeste
Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.