Duas cobras mexicanas avaliadas em R$ 14 mil são apreendidas no Aeroporto de Fortaleza
Os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Duas cobras popularmente conhecidas por Cobra-real mexicana preta (Lampropeltis Getula Nigrita) foram apreendidas dentro de encomenda postal durante operação de rotina da Receita Federal no Terminal de Cargas do Aeroporto de Fortaleza, nesta quinta-feira (23).
Conforme a RF, os animais estavam escondidos no meio de pedras de argila. A encomenda saiu de Governador Mangabeira (BA) com destino a Juazeiro do Norte (CE) e foi identificada por meio de técnicas de análise de risco.
Veja também
Os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para providências quanto à apuração de responsabilidades e devolução dos animais à sua origem.
Segundo a Receita Federal, um exemplar da cobra-real mexicana preta é avaliada em cerca de R$ 7 mil no comércio regular.
A espécie ocupa áreas rochosas e locais com vegetação em várias regiões do deserto de Sonora, noroeste de Sinaloa, México e pequenas partes do Arizona.
Anteriormente, a RF divulgou que as serpentes eram mambas-negras, uma espécie peçonhenta com veneno letal e encontrada na África do Sul, Quênia, Moçambique e Angola. No entanto, o próprio órgão corrigiu a informação, citando um laudo veterinário.
Conheça a espécie
A Lampropeltis Getula Nigrita é uma cobra não venenosa que pode ser encontrada na América Central. É uma boa opção para quem quer ter um animal de estimação dócil e charmoso.
Características
- Corpo esguio e elegante
- Pode atingir até 1,2 metros de comprimento
- Coloração que varia entre preto, branco, vermelho e amarelo
- Alimenta-se principalmente de roedores
Para o bem-estar do animal, é necessário um terrário espaçoso com temperatura e umidade controladas.