Cobra nativa da América do Norte é encontrada em banheiro de apartamento de Fortaleza

O animal foi encaminhado para o CETAS/IBAMA, por não ser um animal nativo da fauna local

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 08:17, em 16 de Junho de 2025)
COBRA DO MILHO eua encontrada no coco fortaleza bombeiros
Legenda: A cobra-do-milho pode atingir 180 cm de comprimento.

Uma cobra-do-milho, nativa da América do Norte, foi encontrada e resgatada no banheiro de um apartamento no bairro Cocó, em Fortaleza. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) chama a atenção para um aumento significativo no resgate desses animais, principalmente na Capital.

Os Bombeiros destacam que a cobra-do-milho não é peçonhenta e foi resgatada sem ferimentos. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por não ser um animal nativo da fauna local.

A cobra-do-milho é chamada de Pantherophis guttatus pela ciência. Ela costuma ser encontrada principalmente nas regiões sudeste e central dos Estados Unidos da América, podendo atingir 180 cm de comprimento.

JIBOIA EM UM TELHADO

Outra ocorrência recente citada pelo Corpo de Bombeiros é relacionada a uma jiboia (Boa constrictor), resgatada no telhado de uma casa no bairro Antônio Bezerra.

Veja também

"A jiboia foi solta em seu habitat natural longe de residências mas próximo de uma fonte de água", segundo a Instituição.

O Corpo de Bombeiros divulgou ter registrado um aumento significativo no resgate de animais. Entre janeiro e maio de 2025, foram 4.935 atendimentos: "este número representa um crescimento de 9,88% em relação ao ano anterior. Serpentes e gatos lideram os chamados, exigindo atenção da população".

Do total dos casos, quase 70% envolveram serpentes, somando 3.357 resgates. Em segundo lugar, aparecem os gatos, com 579 atendimentos. 

Fortaleza concentra 40% dos atendimentos.
''

COMO IDENTIFICAR COBRAS VENENOSAS X NÃO VENENOSAS 

Os bombeiros alertam que, geralmente, cobras venenosas têm a cabeça triangular e achatada. Seus dentes são longos, na frente da boca. Os olhos têm fenda, como os de um gato. “A cauda afina rapidamente e elas tendem a atacar quando se sentem ameaçadas”.

Já as não venenosas, segundo especialistas, têm cabeça estreita e alongada, não possuem dentes alongados na parte traseira da boca, os olhos exibem pupila circular e a cauda afina gradualmente. Costumam fugir quando perseguidas.

“Sintomas de picada venenosa incluem dor crescente e inchaço no local. Ínguas doloridas, bolhas, náuseas e tonturas podem surgir. Procure sempre o hospital, mesmo se duvidar da toxicidade”, alertam. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados