Ceará registra 41 mil raios em janeiro de 2025; saiba quais cidades foram as mais atingidas

Em todo o ano passado, foram contabilizadas 275,6 mil descargas elétricas, a maior parte na cidade de Granja, no interior do Estado

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Raios em campo aberto
Legenda: As ocorrências são monitoradas por sistema da Enel
Foto: Arquivo Diário do Nordeste

Quase 41 mil descargas atmosféricas foram registradas no Ceará só nos primeiros 27 dias deste ano. Segundo a Enel, que monitora as ocorrências, as cidades mais atingidas por raios até o momento foram Santa Quitéria, Crato, Granja, Aurora e Sobral.

Em todo o ano passado, foram contabilizadas 275,6 mil descargas elétricas no Ceará. À época, Granja (9.456), Santa Quitéria (9.167), Aurora (6.206), Jaguaretama (5.353) e Cariús (5.309) registraram o maior número de ocorrências.

Os registros de descargas, bem como de chuvas, ventos fortes e queimadas, são acompanhados pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel, que verifica em tempo real possíveis ocorrências na rede da distribuidora e contribui para a otimização do serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia.

Veja também

Veja localidades que mais registraram raios no Ceará em 2025

Cidades

  1. Santa Quitéria (2.439);
  2. Crato (1.619);
  3. Granja (1.586);
  4. Aurora (1.188);
  5. Sobral (1.170).

Macrorregiões

  1. Cariri (11.786);
  2. Sertão de Crateús (7.286);
  3. Sertão de Sobral (4.414).

Cuidados durante tempestades

Durante tempestades, a Enel orienta que a população evite utilizar aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico, micro-ondas etc. A concessionária de energia elétrica também não aconselha usar chuveiro ou torneira elétrica e pede que sejam evitados consertos de instalações elétricas.

Fora de casa também é orientado evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame e linhas telefônicas, por exemplo, e evitar estar em locais como campos abertos, praias, piscinas, lagos, árvores isoladas, postes e locais elevados.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado